O país cabe aqui.

MIREX e Huawei firmam acordo no domínio tecnológico

Redacção NA

O Ministério das Relações Exteriores de Angola (MIREX) e a Huawei, assinaram na última semana, em Luanda, um memorando entre as duas instituições no domínio tecnológico. A empresa chinesa, entregou também ao MIREX meios informáticos e de tecnologias de informação para auxiliar e reforçar a sua capacidade de inclusão digital.

A Huawei, maior fornecedora mundial de equipamentos de telecomunicações, tem reafirmado o seu compromisso com a modernização e desenvolvimento do sector das telecomunicações, tirando proveito das infra-estruturas tecnológicas existentes, que colocam Angola na posição de se tornar um hub regional de tecnologias de informação e comunicações.

Esmeralda Mendonça, secretária de Estado para relações Exteriores, apontou que o memorando assinado com a Huawei reflecte a excelência das relações político-diplomática e de cooperação entre Angola e a China, sendo uma mais-valia para o MIREX, uma vez que significarão a melhoria das condições de trabalho e de prestação de serviços.

Para o CEO da Huawei em Angola, Chu Xiaoxin (Edric Chu), foi uma honra a assinatura deste memorando e a doação de meios tecnológicos que se enquadra no âmbito da nossa responsabilidade social.

“Consideramos o mercado angolano o mais importante da zona africana por isso vamos continuar a fazer investimentos na área da formação e das TICs, quer a novos talentos, quer a entidades públicas e aos engenheiros nacionais”, reforçou.

Fazem parte da oferta um conjunto de computadores, projectores e sistemas de vídeo-conferência, que vão apoiar o governo angolano nas comunicações especialmente nesta fase de pandemia, em que as reuniões são feitas por conferência devido o distanciamento que se impõe.

A empresa chinesa está presente em Angola há perto de 20 anos, ao longo dos quais tem prestado serviços nas áreas de sistemas e equipamentos tecnológicos para os sectores público e privado. Enquanto parceiro estratégico, a HUAWEI investiu mais de 60 milhões de dólares para a construção de um Centro de Inovação e Formação em Talatona, que vai beneficiar mais de 500 estudantes a partir de 2022.

A Huawei é a maior fornecedora mundial de equipamentos de telecomunicações e o segundo maior fabricante de smartphones. A empresa está posicionada no índice fortune global 500, entre as 60 empresas mundiais mais rentáveis.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies