MINSA divulga regras inerentes a manipulação dos corpos de vítimas do covid-19

0
Foto: DR
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 Por: Ivanine de Silda

O Ministério da Saúde de Angola, divulgou, as regras a serem seguidas, inerentes à comunicação, manuseio, transladação e enterro de cadáveres de vítimas do covid-19 no país.

As medidas que seguem os dispostos no Regulamento Sanitário Nacional, aprovado pela Lei número 5/87, de 23 de Fevereiro, do Estatuto Orgânico do Ministério da Saúde, apontam os parâmetros a serem seguidos por técnicos de saúde e outros envolvidos neste processo desde a remoção até ao funeral destes corpos.

O despacho ministerial, aponta que ao tratar-se de um caso em que se decrete óbito por covid-19, devem imediatamente e pela via mais rápida, comunicadas, as autoridades sanitárias e deverá se manter o cadáver no local em que se decretou óbito, até a saída do mesmo para o cemitério. 

Quanto ao manuseio dos cadáveres, o decreto indica, que estes devem ser devidamente preparados em locais isolados e desinfectados com uma solução de hipoclorito de sódio, com a boca, nariz e ouvidos tapado com algodão embebidos pela mesma solução.  

Estes cadáveres, devem ser e colocados levados à morgue, devem ser colocados em sacos impermeáveis e selados, devendo ser conservados quando não for possível serem transferidos. 

Já os funerais, devem ser realizados entre seis e 24 horas, sem os habituais rituais fúnebres ou concentração de pessoas.

Quanto a segurança dos profissionais, o decreto alerta que estes usem equipamentos de protecção individual adequados e seguir os procedimentos operacionais padronizados.

Sobre o transporte dos cadáveres e a desinfecção de superfícies contaminadas nos serviços funerários ou entidades competentes, devem seguir as recomendações constantes acima, neste artigo, devendo ser removidos todos os fluídos corporais e secreções que entrem em contacto com superfícies e equipamentos, e fazer-se a devida desinfecção, conforme orientam os regulamentos de biossegurança e de gestão de resíduos hospitalares. 

Por fim, o Ministério da Saúde adverte que o não cumprimento destas medidas, levará a punições, prevista nos regulamentos sanitários e demais legislações sobre a matéria, em vigor no país.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.