Ministro Japonês ganha forças após ampla vitória nas legislativas

0
Upper Digital Marketing
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O primeiro-ministro conservador japonês Shinzo Abe, grande vencedor das legislativas de domingo, se comprometeu nesta segunda-feira a trabalhar com Estados Unidos, China e Rússia para enfrentar as ameaças norte-coreanas com “uma diplomacia forte e determinada”.

A coalizão formada pelo Partido Liberal Democrata (PLD, direita) de Abe e o partido Komeito (centro-direita) conquistou 313 das 465 cadeiras em disputa, uma maioria de dois terços, de acordo com as estimativas do canal público NHK.

Com a maioria assegurada nas duas câmaras do Parlamento, Abe pode prosseguir com seu projeto de revisar a Constituição pacifista, imposta em 1947 pelos Estados Unidos após a rendição do Japão ao final da Segunda Guerra Mundial, cujo artigo 9 estabelece a renúncia “para sempre” à guerra.

Com sua cômoda maioria, Abe conseguirá ainda mais legitimidade em sua posição a respeito da Coreia do norte, que lançou dois mísseis sobre o arquipélago nipônico. O primeiro-ministro é favorável à posição do governo americano, seu aliado, que consiste em manter “todas as opções” sobre a mesa, incluindo a militar.

Nesta segunda-feira, o chefe de Governo indicou à imprensa sua intenção de “confirmar a estreita cooperação” iniciada nesta questão com o presidente americano Donald Trump, que viajará a Tóquio no início de novembro. Depois iniciará conversações com os governos da China e da Rússia.

“Vamos resolver as questões dos mísseis, do programa nuclear norte-coreano e dos sequestros com uma diplomacia forte e determinada”, declarou, em referência aos raptos de japoneses pela Coreia do Norte nos anos 1970 e 1980.

Redacção NN

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.