O país cabe aqui.

Ministra da saúde reinaugura Centro Ortopédico da Gabela

O município do município do Amboim (Cuanza Sul), recebeu na terça-feira, (16) de Julho, a visita da ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, com o propósito da reinauguração do Centro Ortopédico da Gabela.

Vista do Centro Ortopédico da Gabela

Por volta dás 5 horas e 25 minutos, fez-se a estrada com uma delegação do seu ministério, com o destino a província do Cuanza Sul. O governador da província Job Castelo Capapinha, fez as honras da casa ao receber a caravana no Instituto Médio dos Petróleos e daí rumaram para o município da Amboim/Gabela.

Com a reabilitação do Centro, actualmente possui um ginásio e tem capacidade de internamento para 24 pacientes.

A cidade da Gabela é a sede do município do Amboim, foi fundada em 28 de Outubro de 1907. Tem uma área 4642 km2, densidade de 15 habitantes por km2, altitude de 942 m e população de 126 000 de habitantes.

O dia ficou registado na memória dos Gabelenses, pelo facto de serem contemplados com a reinauguração do Centro Ortopédico, que a muito tempo clamava por uma intervenção urgente.

O grito de socorro da população, não levou muito tempo, uma vez que o ano passado, no mês de Abril, a ministra havia visitado o local, não gostou daquilo que viu e não escondeu o seu descontentamento.

No acto da reinauguração Sílvia Lutucuta, afirmou “Nós estamos com excelentes condições actualmente, tiveram oportunidade de ver o antes e depois” afirmou.

“Eu já cá estive em Abril de 2018 e na realidade saí daqui desolada. Temos um programa de reabilitação dos Centros Ortopédicos em várias latitudes de todas as províncias do país, programa orientado por Sua Excelência Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que apoio sector na mobilização de recurso para que esta reabilitação fosse possível”, realçou a governante.

A ministra, reforçou a ideia de que, com estas reabilitações, foram já reinaugurados dois Centros, um na província do Moxico, outro em Luanda, no Centro de medicina física e reabilitação da Samba e com o da Gabela, faz o terceiro.

“Essa situação ocorre por ter uma grande população de pessoas com deficiências, alguns são antigos combatentes por causa da guerra que assolou o nosso país durante vários anos, temos pessoas que ficaram sem os membros, em especial os membros inferiores e que nos últimos tempos estavam com grande dificuldade para obter ou de reabilitar as próteses que já tinham”.

Sílvia Lutucuta,  fez referência das condições do Centro “as condições instaladas e a capacidade instalada são muito boas, temos máquinas boas e de melhor qualidade. “Tivemos oportunidade de assistir dois pacientes que estão a fazer a preparação dos moldes para execução das próteses e temos também os insumos necessários que garantem a produção sem falha e o sector tudo fará para que não haja interrupção na produção”referenciou.

Para finalizar a titular da pasta da saúde, exprimiu o seu grau de satisfação, felicitou as autoridades locais, o administrador municipal, sua excelência o governador que teve um papel preponderante para que houvesse esse resultado e a equipa técnica do Centro que acreditou no projecto.    

Por sua vez o responsável do Centro Ortopédico da Gabela, Domingos dos Santos, afirmou que as obras terminaram em Fevereiro do ano corrente e em Maio, terminaram com os acabamentos

“ O Centro tem capacidade de produção de 24 próteses por mês, tem também o mesmo de número internamentos e igualmente 24 camas” explicou o responsável do centro.

Por outro lado Domingo dos Santos, acrescenta que o centro vai atender  pacientes de vários pontos da província e do país, dando como prioridade de internamento os camponeses, por serem os mais desfavorecidos.

“Para mantermos esta infraestrutura recém reinaugurada o esforço tem de ser de todos nós”, concluiu o responsável.

Texto e Fotos: Nambi Wanderley

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies