O país cabe aqui.

Ministério da Cultura aposta na reabilitação de infra-estruturas

A edificação de salas apropriadas para as acções culturais, em particular para o teatro, que permitam aos grupos apresentarem as suas obras com a regularidade desejada, deve merecer a colaboração dos Governos Provinciais e do empresariado nacional, assevera o Ministério da Cultura, noticiou a Angop.

Em mensagem dirigida aos agentes culturais ligados ao mundo do teatro, no âmbito do Dia Mundial do Teatro (27 de Março), o departamento ministerial destaca, entre outras acções, a iniciativa do titular do poder executivo para a implementação do projecto de transformação do antigo edifício da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro, da requalificação da Tourada, do Cine Nacional e do Teatro Avenida que vai agregar valor à cultura nacional e a possibilidade aos grupos de teatro e não só desenvolverem a sua actividade em espaços com maior dignidade.

Relativamente a data, o ministério enaltece o trabalho dos criadores, encenadores, actores, críticos, responsáveis e gestores de grupos teatrais, assim como entidades que ao serviço de organismos públicos e privados, associados ou individualmente têm participado no desenvolvimento do teatro angolano.

O ministério reitora que a data deve servir de reflexão para os desafios que o teatro nos impõe e apela à sensibilidade da opinião pública para a sua importância na sociedade angolana.

Na mensagem encoraja as associações de teatro a prosseguirem as acções de divulgação dos seus objectivos e tarefas e com base na lei criarem representações nas províncias de forma a ajudarem a reforçar a organização e funcionamento dos grupos de teatro na realização de oficinas e seminários, bem como sugerir acções que melhorem o desenvolvimento do teatro nas comunidades.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies