O país cabe aqui.

MINEA realiza 9º Conselho Consultivo – Noticias de Angola

O Ministério da Energia e Águas, abriu ontem (26) de Julho, no salão de eventos do ISPTEC, o seu o 9º Conselho Consultivo, sobre lema “Águas e Energia: Melhoria do Serviço com foco na sustentabilidade”.


Engº. João Baptista Borges

O titular do MINEA, sua Excia. Engº. João Baptista Borges, fez as honras da casa, no seu discurso de abertura começou por fazer uma retrospetiva daquilo tinha sido o 8º Conselho Consultivo realizado na província da Lunda-Sul, ano passado, “volvidos exatos 11 meses após a data de realização do 8º Conselho Consultivo, que teve lugar na cidade de Saurimo, encontramo-nos de novo, agora em Luanda, para analisarmos e balancearmos o que foi o desempenho do nosso Sector”, referiu.

O governante, falou também da experiência que este formato destas reuniões, que as mesmas acumulam, deve-se de igual modo levar os debates de forma mais profunda e devem trazer conclusões mais ricas, com propósito de contribuir para o fortalecimento da capacidade de resolução dos desafios que se impõem.

Neste discurso o ministro, disse que tem consciência de que a Nação, tem as atenções viradas para o seu ministério e que o mesmo tem criado enumeras expectativas de melhoramento das infraestruturas, dos serviços, para que possa chegar a luz e água, nas novas habitações e consequentemente com estes investimentos irá impulsionar o desenvolvimento industrial e agrícola do país, gerando riqueza e o bem estar do cidadão.

“Com a entrada da quinta turbina de Laúca, permitiu que o empreendimento hidroelétrico se atinge os 1670 MW, dos 2070 previstos com a sua conclusão, perspectivada para ainda no final do presente ano”.

João Baptista Borges, reconhece que o ajustamento de preços dos bens de maior necessidade como a energia e água, provoca reações de insatisfação por parte dos beneficiários. Sem esquecer que esses ajustes poderão trazer consigo, algumas vantagens e desafios ao Sector Privado, com o estabelecimento de parcerias público-privada, de pequena dimensão, para a exploração de sistemas de produção e distribuição de energia, e a comercialização dos seus custos a partir das receitas que obtiver com as vendas.

O ministro, aproveitou o momento para agradecer o Engº. Luís Filipe da Silva e os trabalhadores do Sector das Águas, participaram por via da Equipa da NAS, com a assistência da empresa de Água de Portugal, na pesquisa e recuperação de furos, na província do Cunene, em colaboração do Governo provincial, “Ao Engº. Luís Filipe da Silva, o nosso reconhecimento, igualmente por ter dedicado uma vida e carreira ao Sector e ao País, nas mais diversas funções”, afirmou.

O responsável do MINEA, deixou um recado a EPAL, na condição de concessionário e responsável pelas condições de abastecimento, “deverá com a máxima urgência, juntar todos os actores do mercado formal e informal de água a encontrar uma solução que promova o acesso à água em condições mais justas que as verificadas actualmente”, realçou.

No primeiro dia de trabalho do 9º Conselho Consultivo os trabalhos tiveram início por volta das 8 horas e terminaram as 21 horas. Pelos vistos foi dia bastante produtivo, com intervenções acaloradas e com maior contributo para o crescimento do MINEA. Houve duas sessões temáticas em simultâneo. Por um lado, o subsector das Águas, que abordou o painel da “Gestão do Potencial Hídrico Nacional e das Águas Transfronteiriças” e o subsector da Energia, que trouxe o painel da “Produção de Energia Eléctrica”. Os prelectores e moderadores mostraram-se seguros nas suas apresentações, ao ponto de provocar a plateia intervenções constantes. Sem esquecer à EXPO-MINEA: Feira de Negócios dos Serviços de Energia e Águas e a fotografia da família MINEA.

De recordar que o encerramento do 9º Conselho Consultivo, esta previsto para hoje, contará com várias sessões temáticas em simultâneo, apresentação da conclusões e recomendações dos subsectores das Águas e da Energia, discurso de encerramento por sua Excelência Ministro da Energia e Águas e por final o jantar de encerramento no Complexo Paz Flor.

Texto e fotos: Nambi Wanderley

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies