Mil pessoas participaram do TEDX Luanda 2018

Mais de mil pessoas fizeram-se presentes na 5ª edição do TEDx Luanda, 2018, segundo disse o embaixador do TEDx Luanda, Januário Jano, durante o evento que decorreu no passado fim-de-semana, na Academia BAI.

5ª edição TDX Luanda 2018

O responsável que fazia um périplo ao processo histórico da marca, reconheceu esse exponencial crescimento, por quanto, enfatizou na ocasião, o número cresceu de 200 pessoas na primeira, para 1000 pessoas na quinta edição. Em causa está o impacto dos temas abordados.

Se há dois anos atrás o TEDx Luanda teve como tema central a “Metamorfose”, este ano foi “Vanguardistas, Somos”, com os 16 oradores a apelar a mudança de consciência, a transformação e superação pessoal, profissional e até mesmo racial.

5ª edição TDX Luanda 2018

O impacto da responsabilidade social foi outro assunto que o TEDx Luanda 2018 viu ser debatido pelo orador Saydi Neto, que no seu entender, quando há muita responsabilidade social, toda produção de uma empresa sobe.

O tema sobre a Economia Criativa foi também analisado. Mallence Bart-Williams, oradora, fez uma viagem ao mundo das criações de gentes pacatas cujos potenciais adormecidos poderiam ser bem aproveitados através de incentivos dos docentes e não só. No âmbito da criatividade, por exemplo, elencou cinco passos, nomeadamente a capacidade de fazer algo diferente, solução criativa de problemas, autotransformação no negócio, criatividade-atitude mais qualidade igual ideia e por último economia criativa mais propriedade intelectual.

O evento foi para muitos um catalisador para uma reforma pessoal.

Auzina Kaputu, funcionária da Ucall, por exemplo, disse que é a primeira vez que participa e que no entanto conseguiu ter uma ideia do que é o TEDx.

“É uma partilha de ideia. Consegui colher mais informações e tenho uma outra visão das coisas. Percebi que para além daquilo de que estamos acostumados a fazer, existe mais coisas que ainda podemos fazer, olhando para a experiência de outras pessoas”, conta.

Auzira Kaputu disse que durante a exposição dos oradores, algo lhe foi familiar.

“Por exemplo, quando se falou de sair da nossa zona de conforto e adaptar-se às novas realidades, lembrei-me quando fui refugiada na Zâmbia, em 2000. Sei o quê é isso, experimentar uma cultura diferente da nossa, a língua que não estava acostumada a falar. Foi bom ouvir e aprender com a experiência dos oradores”, conta.

#Olíver Bamby

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies