O país cabe aqui.

Máscaras cirúrgicas não impedem o contágio de Covid-19

Por: Victória Pinto

A falta de informação, faz com que muitos cidadãos angolanos e não só, acreditem que as máscaras cirúrgicas servem para impedir o contágio ou contaminação do vírus, de um indivíduo para o outro.

De acordo com o site folha de São Paulo, o director executivo do programa de Saúde emergencial da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael J. Ryan, fez saber que, as máscaras servem somente para prevenir que alguém com a doença passe a outras, e não deveriam ser usadas por pessoas sem covid-19.

“As coisas mais importantes que todo mundo pode fazer são lavar as mãos, mantê-las longe do rosto e velar por outras práticas de higiene”.

De acordo com a OMS, existe uma maior possibilidade de ser infectado ou se infectar ao tocar superfícies contaminadas do que por meio de gotículas no ar. Pois, o ar também pode passar pelas bordas das máscaras, principalmente as cirúrgicas, e a contaminação não dá-se pelo ar.     

As máscaras servem para evitar a proliferação, uma vez que o tamanho diâmetro da célula vai de 400 a 500 micros, motivo pelo qual, impede sua passagem por qualquer tipo de máscaras.

Para melhor prevenção o Ministério da Saúde de Angola aconselha a velar pelas medidas de prevenção como lavar frequentemente as mãos com uma duração de pelo menos 20 à 30 segundos, a descartar devidamente as luvas e outros materiais hospitalares descartáveis, a evitar espaços aglomerados e o contacto com animais que possam ser eventuais portadores do Covid-19.  Quanto ao uso do álcool-gel, essa medida é bastante importante, já que o vírus vive nas mãos por cerca de 10 minutos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies