O país cabe aqui.

Maior província de Angola conta com apenas nove advogados

A maior província de Angola Cuando Cubango, com 199 mil e 49 quilómetros quadrados, tem apenas nove advogados com cédula profissional e 15 advogados estagiários, para uma população estimada em mais de 600 mil habitantes.

Segundo a Angop, A revelação é da representante da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) na província, Helena Chimena.

A advogada deu esses dados, nesse sábado, quando interveio na reunião que o venerando juiz conselheiro presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Rui Constantino da Cruz Ferreira, manteve com os operadores da administração da Justiça no salão nobre do governo local.

Segundo a representante da OAA, o trabalho dos advogados na província tem sido difícil devido o baixo nível de cultura jurídica da população.

Os processos que mais têm preocupado os advogados na região  os de querela e correccional, bem como as reclamações vindas da população,concernentes às cauções exigidas, que muitas das vezes são exorbitantes.

Disse que os advogados carecem de uma sala junto da Procuradoria Geral da República (PGR), dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), bem como junto dos serviços prisionais.

Em declarações à imprensa, no final da reunião, o procurador junto do SIC, Vicente Pedro, disse que a reunião foi oportuna, visto que foram esclarecidas várias situações que o ministério da justiça tem enfrentado na província.

Realçou que maioria dos processos têm a ver com crimes contra as pessoas, bem como contra a propriedade, caracterizados em homicídios, ofensas corporais voluntárias, roubos e furtos.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies