Lula da Silva é condenado à doze anos de prisão por vários crimes

0
Upper Digital Marketing
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi condenado nesta quarta-feira (24), pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, a uma pena de 12 anos e um mês de prisão, e apesar da condenação, o mesmo declarou diante de milhares de simpatizantes a intenção de voltar a presidir o Brasil.

Lula, que ainda dispõe de recursos para evitar a prisão, foi considerado culpado de ter se beneficiado de um apartamento tríplex, ofertado pela empreiteira OAS, em troca de sua mediação para obter contratos na Petrobras. “Agora quero ser candidato a presidente da República”, afirmou em São Paulo o ex-presidente (2003-2010), que lidera as pesquisas para as eleições de outubro.

O caso se enquadra no contexto da operação Lava Jato, que investiga um esquema de propinas pagas por empreiteiras a políticos de todas as tendências para obter contratos da petroleira, e o aumento da sentença se deve ao agravante de que Lula, por sua posição de máximo mandatário da República entre 2003 e 2010, tem uma culpabilidade extremamente elevada, nas palavras do relator João Gebran Neto, o primeiro juiz a votar.

Os mercados, que temem um retorno da esquerda ao poder, comemoraram a derrota judicial de Lula, e a Bolsa de São Paulo fechou em alta de 3,72%, a 83.680 pontos, um recorde histórico.

Na seguência da condenação de Lula, Milhares de pessoas, 50.000, segundo os organizadores de uma manifestação contra Lula, em sua maioria jovens vestindo camisetas vermelhas, foram à concentração convocada por organizações de esquerda no centro de São Paulo, da qual Lula participou.

O PT, partido do qual Lula é membro, está em fase de recuperação dos duros golpes sofridos nos últimos anos: graves acusações de corrupção contra muitos de seus principais dirigentes e a destituição, em 2016, de Dilma Rousseff, herdeira política de Lula.

A condenação por unanimidade reduz os prazos para os recursos, que são apenas de esclarecimento e não de fundo, e após a decisão, Lula deve ser declarado inelegível, embora também caibam recursos que lhe permitiriam ganhar tempo e inclusive se registrar como candidato e fazer campanha.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.