O país cabe aqui.

Lula da Silva amplia vantagem em pesquisas eleitorais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cada vez mais favorito a vencer as eleições de Outubro, apesar de sua candidatura ter grandes chances de ser impugnada por conta de sua situação judicial, revelam duas pesquisas nesta segunda-feira (20).

O presidente pelo PT obteria actualmente 37,3% dos votos para chegar à presidência, diante dos 32,4% de maio, assinala a pesquisa realizada pelo instituto MDA para a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

É seguido pelo candidato de extrema direita Jair Bolsonaro, com 18,8% (16,7% em maio), enquanto nenhum outro dos 11 candidatos supera a barreira dos 10%.

Lula também ganharia facilmente em um segundo turno contra qualquer adversário, de acordo com o estudo, realizado entre 15 e 18 de agosto com uma amostragem de 2.002 pessoas e uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

O avanço de Lula é confirmado pela pesquisa do instituto Ibope para a TV Globo e o jornal O Estado de São Paulo, na qual o ex-presidente aparece com 37% dos votos (contra 33% no final de Junho), contra 18% para Bolsonaro (15% em Junho), e 6% para Marina Silva.

As duas pesquisas são as primeiras realizadas após o início oficial da campanha eleitoral, na quinta-feira, com a participação de 13 candidatos à presidência.

Contudo, Lula cumpre desde Abril uma pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e a justiça eleitoral deve impugnar a sua candidatura em função da Lei da Ficha Limpa, que impede de apresentar a cargos eleitorais pessoas condenadas em segunda instância.

Sem o ex-presidente, Bolsonaro lidera com 20% dos votos, seguido por Marina Silva, 12%, Ciro Gomes, 9%, e Geraldo Alckmin, 7%. Haddad tem apenas 4% das intenções de voto, de acordo com o Ibope.

Segundo a pesquisa MDA, apenas 17,3% dos eleitores de Lula votaria em Haddad, enquanto 11,9% o faria em Marina Silva, 9,6% por Ciro Gomes e 6,2% por Bolsonaro.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies