O país cabe aqui.

Lideres de estado e de governo da SADC deixam Luanda após cimeira

Os presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da Zâmbia, Edgar Lungu, da Namíbia, Hage Geingob, e da RDC, Joseph Kabila, deixaram a capital do país, Luanda, nesta terça (24), de regresso aos seus respectivos países, depois de participarem na Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC.

A Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC analisou a actual situação político-militar na RDC, com particular realce a preparação das eleições de 23 de Dezembro próximo, e a do Lesotho, onde decorrem reformas no sistema constitucional, bem como a consolidação do processo democrático na região austral.

A Cimeira de Luanda foi co-presidida pelo presidente em exercício da Organização Regional, Cyril Ramaphosa, e pelo Presidente do Órgão de Defesa e Segurança da SADC, João Lourenço.

Participaram neste encontro os Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika da SADC ou seus representantes.

A cimeira contou ainda com a participação do presidente da RDC, Joseph Kabila, do primeiro-ministro do Reino do Lesoto, Thomas Thabane, e da secretária executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax.

A Dupla Troika agrega os países que compõem a Troika do órgão de Defesa e Segurança e da Troika da SADC.

O órgão de Defesa e Segurança é composto por Angola (Presidente), Zâmbia e Tanzânia. A Troika da SADC integra a África do Sul, actual presidente, Swazilândia e Namíbia.

À margem do Cimeira, o Presidente da República, João Lourenço, manteve encontros separados com o Rei da Swazilândia, Mswati Dlamini III, e os seus homólogos da Namíbia, Hage Geingob, e da RDC, Joseph Kabila, com quem abordou questões de interesse bilateral, no quadro das relações de cooperação entre os países, bem como a nível da região da África Austral.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) foi criada a 17 de Agosto de 1992, em Windhoek, com o objectivo de promover o crescimento e desenvolvimento económico e sustentável, aliviar a pobreza, aumentar a qualidade de vida dos povos da região, bem como prover auxílio aos mais desfavorecidos.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies