Líder do Fórum Parlamentar da SADC apela a reflexão sobre a economia da organização

O presidente do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC), Fernando da Piedade Dias dos Santos, apelou neste domingo (23), em Luanda, os demais parlamentares desta plataforma regional a reflectir nas melhores vias que levem à rápida integração económica da organização.

Fernando da Piedade Dias dos Santos lançou esse estímulo quando discursava na reunião executiva do FP-SADC, cuja Plenária é aberta esta segunda-feira (25) e deverá prolongar-se até ao dia 02 de Julho.

Para o também presidente da Assembleia Nacional de Angola, esta é a altura dos parlamentares emprestarem, enquanto intérpretes das necessidades e dos anseios dos povos, a colaboração e energia, para se reflectir nas melhores vias que levam, mais rapidamente, integração económica da região.

A industrialização da SADC é o principal tema a ser debatido no Fórum, que o presidente do FP-SADC considerou de “determinante para o desenvolvimento da região”, porém, quer que se dedique igualmente uma atenção aos factores que, até ao momento, impedem ou tornam o processo de integração da região mais lento.

“Sei que factores ponderáveis estão por detrás desta velocidade”, reconheceu, para quem a integração económica da SADC vai permitir a comunhão dos benefícios que estes processos de inclusão trazem.

Nesta perspectiva, informou que a 43ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar vai, mais uma vez, reflectir sobre a estratégia da organização, para realizar o “nosso grande desejo”, de ver a organização a transitar, de uma simples plataforma de intercâmbio parlamentar para um Parlamento Regional.

Em função da “legítima” ambição de se transformar o parlamento, apelou, igualmente, aos membros da comissão a dar uma atenção especial a tais aspectos, de modos a definir as melhores formas de estruturação orgânica e funcional do FP-SADC.

Durante o fórum, constituído por 14 parlamentos, será abordado também as propostas de alteração à Constituição, ao Regimento do Fórum Parlamentar da SADC e à estrutura organizativa e funcional do secretariado da organização.

Na reunião de hoje a comissão executiva do FP-SADC, que prepara todo o dossier a ser discutido durante a 43ª assembleia plenária, analisou aspectos ligados à transformação do fórum em parlamento, industrialização e integração efectiva da SADC, reestruturação do secretariado do Fórum, entre outros assuntos.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies