O país cabe aqui.

Líder da UNITA exalta autárticas

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, destacou nesta terça-feira (17), em Luanda, a realização das eleições autárquicas como elemento fulcral para o desenvolvimento do país, noticiou a angop.

Isaías Samakuva falava em conferência de imprensa sobre o quadro geral do país, com abordagens sobre a situação política, económica e social, nas quais deu grande destaque para a realização das autarquias, bem como a reintegração de ex-militares e o funcionamento dos tribunais.

Na conferência de imprensa, o líder do galo negro apresentou as chaves para a estabilidade política e o progresso social em Angola e, entre estas, apontou a despartidarização do Estado e a descentralização local.

De igual modo, ressaltou a fiscalização sobre a gestão dos recursos, que em seu entender deve ser feita pelo Parlamento, ao nível central, e pelas assembleias municipais, ao  nível local.

Na vertente autarquias, o líder do galo negro entende que as mesmas permitem repartir melhor e melhorar o nível de vidas das pessoas em todos os municípios.

Disse ainda que o processo de implementação das autarquias visa a concretização do princípio da descentralização político-administrativa e não o princípio da desconcentração.

O político manifestou a sua discordância com a teoria do gradualismo territorial, que em seu entender é apenas uma desculpa para o partido-estado (MPLA) continuar a centralizar a governação.

Durante a sua conferência de imprensa, fez ainda alguns reparos a actual governação, mas questionado se ainda não é cedo demais para fazer prognósticos sobre a mesma referiu que não.

Samakuva apontou como grande empecilho para o desenvolvimento a existência daquilo a que considerou de forças de bloqueio na sociedade.

Assistiram a conferência de imprensa de Samakuva sobre o Estado da nação, membros da Comissão politica do seu partido.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies