O país cabe aqui.

Kixicrédito Comemora 13 anos de Apoio MicroEmpreendedorismo Angolano

 A primeira  operadora de micro finanças em Angola já financiou até a data presente mais de 400 mil pequenos negócios em diversas áreas, fundada nos anos noventa, comemora nesta sexta-feira, dia 28 de Setembro, o seu 13.º aniversário.

Segundo a nota de imprensa que o NA teve acesso, o director-executivo Joaquim Catinda, e a sua equipa irão comemorar mais um aniversário da operadora que apresentou o microcrédito ao país.

A KixiCrédito tem acompanhado a população economicamente activa que, por ausência de garantias formais, não é elegível para a banca, tornando assim, reais e sustentáveis os seus negócios. Esta é a premissa global do microcrédito, que a KixiCrédito adoptou para a nossa realidade local, em nome da inclusão social e económica das comunidades vulneráveis dos contextos suburbanos e rurais angolanos.

Neste momento, a KixiCrédito actua em 17 das 18 províncias do país e soma mais de 25 mil clientes activos, entre os quais mais de 60% são mulheres.

Um dado que não surpreende, pois é o grupo com menos oportunidades de acesso ao ensino e ao mercado de trabalho formal e a quem cabe a responsabilidade de gerir o espaço doméstico. Com este micro-empréstimo, podem contribuir para o conforto e o bem-estar das suas famílias e para a sua autonomia financeira.

Apesar do crescente sucesso na materialização de milhares de micronegócios sustentáveis em Angola e da sua ética de transparência (é a única instituição de microfinanças angolana que reporta ao MIX Market), a KixiCrédito continua a debater-se com dificuldades no seu financiamento.

Por outro lado, o grosso dos seus empréstimos provem de financiadores internacionais, os chamados M.I.V. (Veículos de Investimentos em Microfinanças), tais como a REGMIFA/Symbiotics, Trimple Jump, Triodos Bank, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), FEFISOL e ainda o IFC.

Em jeito de balanço, e com a autoridade de uma experiência operacional de vários anos, a Kixicrédito projecta um futuro onde a actividade de microfinanças possa ser uma aliada do governo no combate à pobreza, por via da inclusão financeira abrangente. Um horizonte que se adivinha cada vez mais próximo, os bancos já apresentam o microcrédito como um serviço a prestar e o BNA (Banco Central de Angola) apresenta-se mais cooperante com o sector.

Para a Kixicrédito, a aliança entre o Executivo e as sociedades de microfinanças completa-se no momento em que a regulamentação e a configuração legal da actividade se tornem uma realidade.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies