O país cabe aqui.

Jovens acusados de arremessar pedras à caravana do Vice-Presidente são soltos pós recurso

Três jovens maiores de 20 anos de idade, detidos alegadamente por arremesso de pedras à caravana do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, em Malanje, a 4 de Abril do ano em curso, foram postos em liberdade, após interposição de recurso junto do Tribunal Supremo.

De acordo com o defensor oficioso dos arguidos, Teixeira Mundo Acácio, a soltura foi ordenada pelo Tribunal Supremo, por falta de prova dos crimes pelos quais os arguidos haviam sido indiciados. Disse que enquanto defensor oficioso, fez recurso a decisão do juiz da causa, que deferiu a favor dos réus, tendo orientado a soltura.

Os familiares dos detidos enalteceram a posição do Tribunal Supremo, em orientação a soltura dos jovens identificados por Afonso Muatchipululo, Justino Valente e António Fernando, detidos durante três meses por acusação de crime de arruação e de perturbação ao funcionamento dos órgãos de soberania.

Em primeira instância o Tribunal Provincial de Malanje chegou a absolver dois elementos por insuficiência de provas no envolvimento na manifestação do 4 de Abril e um por ser menor de idade.

Na altura os seis jovens integraram um grupo de cidadãos que tentou manifestar-se contra a governação da província e pela saída do governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, aproveitando-se da presença do Vice-Presidente da República em Malanje para as comemorações do 4 de Abril, dia da paz e reconciliação nacional.

Ao contrário disso, os implicados chegaram a ser detidos e julgados por atentarem contra o património público e a caravana presidencial, mas por não se provar em tribunal, foram todos soltos, sendo três pelo Tribunal Provincial e igual número pelo Tribunal Supremo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies