José Eduardo Dos Santos nega ter deixado os cofres do estado angolano vazios

O antigo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, negou, hoje quarta-feira, em Luanda, que tenha deixado “os cofres do Estado vazios”, quando saiu do poder, em Setembro de 2017.

Numa Declaração à imprensa, publicada pela na qual o NA, teve acesso, sobre a forma como conduziu a coisa pública, durante os seus 38 anos de mandato (1979-2017), esclareceu que deixou USD mais de 15 mil milhões nas contas do Banco Nacional de Angola (BNA), como reservas internacionais líquidas.

Segundo José Eduardo dos Santos, o gestor dessas contas era o antigo governador do Banco Nacional de Angola, sob orientação do Governo Angolano.

O antigo Presidente reagia à entrevista do seu sucessor, João Lourenço, ao jornal português Expresso, tendo afirmado que, durante o seu mandato, havia comando sobre a política financeira do Estado.

Na sua recente entrevista, concedida ao Jornal Expresso, João Lourenço afirmou que encontrou “os cofres do Estado já vazios, com a tentativa de os esvaziarem ainda mais”.

Segundo o estadista, não lhe foi feita “uma verdadeira passagem de pastas”, em que lhe fossem dados a conhecer os grandes dossiês do país e, para ter domínio dos mesmos, teve de “vasculhar”.

Sublinhou que o momento era de anormalidade, com despachos feitos em véspera da sua investidura,  nomeadamente, entre outros, sobre o Porto da Barra do Dande.

Na sua declaração, José Eduardo dos Santos acrescentou que, no seu mandato, todas as receitas e despesas do Estado eram inscritas no Orçamento Geral do Estado, obrigatoriamente.

Reforçou que a cobertura do défice era feita com a venda de títulos do tesouro aos bancos comerciais.

Exemplificou que, em 2017, deixou pronta uma proposta de OGE para 2018 ao novo Governo, mas a nova equipa não cedeu à proposta e atrasou a aprovação do diploma, até Março.

De recordar que o novo Governo atrasou a aprovação do OGE 2018 por não ter sido ele a elaborará-lo e por ter sido preciso tempo para reve-lo.

No âmbito dessa revisão, foi possível, por exemplo, aumentar-se as verbas para a saúde e a educação, tal como reclamado pela sociedade.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies