O país cabe aqui.

Jornalistas recebem formação sobre a Covid-19

Por: Nambi Wanderley

Mais de trinta profissionais de Comunicação Social angolanos, receberam nesta sexta-feira (7), uma formação, que serviu para acrescer o seu nível de conhecimento sobre a covid-19, no Centro de Formação dos Jornalista (CEFOJOR), em Luanda.

Durante a abertura da formação, o secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, destacou a actualização do conhecimento por parte dos jornalistas para que possam influenciar e mudar o comportamento da população no acatamento e cumprimento rigoroso das medidas de prevenção, cortar a cadeia de transmissão.

“É oportuno que se reforça a uniformização da comunicação nesta etapa de transmissão comunitária, para assegurar uma maior mobilização e engajamento dos cidadãos na luta contra a Covid-19, os meios de comunicação social são espaços privilegiados para a disseminação da informação sobre as medidas de prevenção”, dissertou.

A directora Nacional da Saúde Pública, Helga Freitas, agradeceu a parceria que se estabeleceu entre o Ministério da Saúde e o Ministério das Telecomunicações Tecnologia de Informação e Comunicação Social e aos jornalistas de forma particular.

Luísa Rogério, jornalista e presidente da Comissão da Carteira e Ética, apontou que o jornalista ao divulgar qualquer informação deve sempre checar a proveniência, apurar os factos antes de a divulgar, e de igual modo tem a obrigação de desconfiar da fonte. Sobretudo, nesta altura em que circula tanta informação nas redes sociais.

Encorajou os profissionais de comunicação social destacados, para a cobertura do Coronavírus no país, “os jornalistas que estão não linha da frente contra a Covid-19, são os verdadeiros heróis, porque é possível saber as quantas andamos sobre a pandemia”.

Por sua vez, a jornalista Maria Teixeira, destacou a ideia de que este tipo de encontro ajuda o jornalista a padronizar e uniformizar a informação, deste modo tranquilizaria o cidadão, “vezes há que os dados que nos são apresentados, no ponto de situação e em conferência de imprensa, não batem. Imaginem de que forma a população reage ao receber esta informação? Dá a entender ao cidadão que, o Governo, não esta a apresentar dados certos e isso cria dúvidas e especulações”.

A primeira formação para os jornalistas sobre a Covid-19, em plena fase de transmissão comunitária, teve como preletores, Maria Futi, Jorge Duarte, Jesus Ramon, Carlos Alberto e a jornalista, Luísa Rogério.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies