Jornalista José Rodrigues lança obra sobre “Entrevistas com a História”

0
Foto: DR
Upper Digital Marketing
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O livro de memórias intitulado “Entrevistas com a História”, resultado dos 26 anos de comunicação com convidados do programa “Café da Manhã”, de José Rodrigues, na rádio Luanda Antena Comercial (LAC), foi lançado ontem quinta-feira, em Luanda.

Jornalista José Rodrigues, Autor da Obra – Foto: DR

Com uma plateia repleta e apresentado pelo jornalista António Fonseca, o livro traz subsídios importantes de dez figuras sobre a história política do país, com destaque para o português Mário Soares, a nacionalista Maria Mambo Café e o político Paulo Teixeira Jorge.

Segundo António Fonseca, a obra apresenta-se incontornável para quem quer compreender Angola dos dias actuais, pelo facto de trazer entrevistas de pessoas que falam de experiências de um período concreto da história angolana, salientando que passa a ser uma bibliografia obrigatória.

O ministro da Comunicação Social, João Melo, que prestigiou o acto, pediu ao autor que continue a trabalhar para publicar outros volumes, pelo facto de serem muitas entrevistas feitas ao longo de mais de duas décadas de programa.

“Não nos vamos contentar com este primeiro volume, precisamos de mais porque foram várias figuras entrevistadas”, ressaltou.

Por seu turno, a directora-geral da Luanda Antena Comercial, Luísa Fançony, sublinhou a importância da rádio e a existência de alguns programas que não devem permanecer em fitas, como o “Café da Manhã”, que originou o primeiro volume de “Entrevistas com a História”.

Por parte da editora Mayamba, Arlindo Isabel pediu o apoio de instituições do país na conjugação de esforços para que as entrevistas de José Rodrigues não permaneçam em fitas.

O autor agradeceu a contribuição dos protagonistas da obra, de 251 páginas, e de todos aqueles que apoiaram para que a mesma se tornasse realidade.

Com uma tiragem de dois mil exemplares, numa primeira fase, e prefaciada pelo nacionalista Lopo do Nascimento, a obra é composta por dez histórias seleccionadas, dos quais 70 por cento dos protagonistas já não fazem parte do mundo dos vivos.

O livro resulta de alguma pressão que foi tendo, de ouvintes que cobravam já há muitos anos, e só agora foi possível trabalhar nele.

A obra procura colocar experiências de um período concreto da história angolana, vivências de um contexto concreto, que incide, sobretudo, no processo de colonização portuguesa, da emancipação dos povos e das lutas de libertação, bem como das guerras que depois surgiram, fruto das contradições que os próprios angolanos viveram.

José Rodrigues nasceu no município do Mussende, província do Cuanza Sul, a 28 de Outubro de 1962. Ingressou nos quadros da Rádio Nacional de Angola em 1982, onde trabalhou como coordenador de Emissão e, posteriormente, realizador de programas.

Em 1992, junta-se a Mateus Gonçalves e Luísa Fançony na fundação da LAC, primeira rádio privada no pós- independência de Angola. Frequentou o Instituto Internacional de Jornalismo de Budapeste, República da Hungria, no qual fez o curso de Realização de Programas de Rádio e Televisão.

Fez estágio na Rádio Deutsche Welle, em Colónia – República Federal da Alemanha, e foi correspondente para questões africanas na CBN – Sistema Globo de Rádio, no Brasil.

É actualmente director de Informação da LAC, onde apresenta o programa de grandes entrevistas “Café da Manhã”.

Fonte: Angop

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.