O país cabe aqui.

João Lourenço visita zona económica especial

O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se nesta quarta-feira sobre o estado actual do Pólo de Viana, no intuito de dar um novo impulso à Zona Económica Especial (ZEE) Luanda – Bengo, mediante a implementação de políticas mais eficientes.

Na companhia de membros do Governo, João Lourenço recebeu explicações sobre os investimentos efectuados e o estado actual da mesma, da parte de responsáveis pela gestão do projecto, tendo, em seguida, visitado algumas unidades em funcionamento na ZEE.

Segundo à Angop,o Chefe de Estado constatou o funcionamento da Vedatela, Mangotel, Ninhoflex, Mecametal, Medvida, Angola Cabos, Galvanang, Coticash, Inducarpim, MTBT, Indupackage e a CSG que se dedicam, respectivamente, à fabricação de torres metálicas, colchões, peças metálicas, material de apoio hospitalar, produção de cabos eléctrico e montagem de automóveis.

Durante a apresentação, o ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, salientou que o ordenamento territorial do desenvolvimento económico assenta em diferentes premissas, sendo a racionalidade uma das mais importantes, principalmente quando estão em causa fundos públicos provenientes do Orçamento Geral do Estado (OGE) e em contextos de escassez de receitas.

Aferiu que a estabilidade macro económica é uma pré-condição essencial para o crescimento económico, pelos seus reflexos nas decisões de financiamentos e de investimento das empresas.

A Zona Económica Especial (ZEE) Luanda – Bengo é constituída por 21 reservas fundiárias, sendo  sete industriais, seis agrícolas e oito mineiras, que estão dispersas, em Luanda, no municípios de Viana, Cacuaco e Icolo e Bengo, enquanto que na província do Bengo estão no Ambriz e Barra do Dande.  Ela tem uma área total de 416 mil hectares.

A principal reserva onde o Estado investiu em termos de investimentos para a sua infra-estruturação foi na reserva industrial de Viana (Luanda), que tem cerca de oito mil 434 hectares.

Até ao momento, segundo o presidente do Conselho de Administração da ZEE, António de Lemos, estão infra-estruturados cerca de 421 hectares. Em fase de infra-estruturação estão 243 hectares.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies