O país cabe aqui.

João Lourenço símbolo de mudança em Angola

Depois dos 40 anos de governação do ex-presidente José Eduardo dos Santos, João Manuel Gonçalves Lourenço trouxe uma mudança que fez com que os Angolanos passassem a registar um “alívio de liberdade”, tornando-se assim num amigo de todos.

A nova Angola surgiu no dia 26 de Setembro de 2017, onde o mundo testemunhou o começo de uma nova caminhada, com pesados desafios políticos, económicos, sociais e não só.

A tomada de posse de João Lourenço, como 3.º estadista na República angolana, foi vista como uma oportunidade singular para se dar início a uma difícil e ousada luta contra poderosos grupos económicos instituídos durante a deputação do antigo Presidente José dos Santos, e contra promotores da impunidade.

No seu discurso de investidura, o presidente de todos Angolanos admitiu haver dificuldades em trabalhar, mas prometeu uma justiça de igualdade para todos e um combate cerrado aos que, por via de práticas marginais, viessem lesar o Estado.

“Ninguém é suficientemente forte para que não possa ser julgado, nem pobre de mais para que não possa ser defendido”, dizia o novo chefe do Estado angolano, apontando o caminho para uma das maiores lutas do seu mandato que já vai entrar no seu terceiro ano.

Diplomacia económica

No capítulo da diplomacia económica, o Presidente da República deslocou-se a outros países, com o objetivo de reforçar as relações de amizade e de cooperação, atrair investimentos estrangeiros e encontrar linhas de crédito.

Segundo João Lourenço, a diplomacia económica resultou num financiamento no valor de 11,2 mil milhões de dólares.

Os resultados do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) têm sido favoráveis à economia do país, como mostra a diminuição do fosso entre a taxa oficial do dólar americano e a do mercado paralelo, que, em menos de dois anos, passou de 150 por cento para 30 por cento.

A expectativa das autoridades angolanas é de que, ao lado de outros países africanos e com o apoio de parceiros internacionais, Angola passe de mero exportador de matérias-primas para produtor de bens manufacturados e industrializados, podendo criar, internamente, maior oferta de produtos, serviços e emprego.

Nova gestão nas empresas públicas e institutos

Insatisfeito com a gestão da maioria das empresas e dos institutos públicos, João Lourenço procedeu a uma série de exonerações e nomeações de membros de conselhos de administração.

Nesta cruzada, foram visadas em primeiro lugar empresas públicas como  Sonangol, Endiama, Sodiam, Banco Nacional de Angola  (BNA), Banco de Poupança e Crédito (BPC), Fundo Soberano, TAAG, Caminhos-de-Ferro de Luanda, Ferrangol, ENDE, Prodel, RNT, ZEE Luanda-Bengo e Caminhos-de-Ferro de Angola.

Alargamento das telecomunicações

No âmbito da reestruturação em curso, o Estado vai privatizar 45 por cento do capital social da empresa pública Angola Telecom, que, hoje, se dedica apenas à rede fixa.

Foi lançado um concurso público internacional para a escolha da quarta operadora de telefonia, num mercado dominado pela Unitel e pela Movicel.

A privatização parcial da Angola Telecom, em processo de reestruturação, permitirá garantir o investimento necessário à sua entrada, também, nas comunicações móveis.

O mesmo acontecerá com a quarta licença, cujo concurso público já realizado foi anulado pelo Presidente da República, por vícios no processo de escolha de concorrentes.

Ao discursar terça-feira última, em Nova Iorqie, nos Estados Unidos, na 74.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Estadista angolano solicitou o fim do embargo económico imposto, há décadas, a Cuba, por ser “injusto, à luz do Direito Internacional”.

Solicitou, na mesma ocasião, o fim da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, devido às suas consequências nefastas na economia mundial.

Em plena sede da ONU, Nova Iorque, o Presidente João Lourenço reiterou a necessidade de se alargar o número de membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), contemplando, igualmente, África e a América do Sul.

Justificou tal desiderato pelo facto de a actual composição, que contemplou as potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial , já não reflectir sobre a necessidade de um mais justo equilíbrio geoestratégico mundial.

Lembrou que Angola tem procurado dar a sua modesta contribuição, na medida do possível, à prevenção ou resolução de conflitos, sobretudo na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral  (SADC),  dos Grandes Lagos ou da África Central, como foi o mais recente caso do Memorando de Entendimento entre o Rwanda e o Uganda, assinado em Luanda, a capital angolana.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies