O país cabe aqui.

João Lourenço regressa ao país após visitas de estado

O Presidente da República, João Lourenço, regressou na manhã de hoje, ao país, proveniente de Bruxelas, Bélgica, onde efectuou uma visita de Estado de 48 horas, depois de ter saído de França, com vista o reforço da cooperação entre os dois países.

No Aeroporto Internacional 4 Fevereiro, João Lourenço, acompanhado da primeira dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas do vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, auxiliares do Poder Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.

Na Bélgica, última etapa de uma digressão europeia que o levou igualmente a França, João Lourenço encontrou-se com o Rei Filipe, a vice-presidente da União Europeia, Federica Mogherini, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e com o secretário-geral do Grupo África-Caraíba-Pacífico, Patrick Gomes.

João Lourenço manteve, na capital belga, um encontro com empresários ligados à Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura-África-Caraíbas-Pacífico (ACP), convidando-os a investir no país.

Em Antuérpia, última etapa da visita, o Chefe de Estado visitou o centro mundial de importação, exportação e comercialização de diamantes e esteve no Instituto de Medicina Tropical e no escritório da companhia Antwerp World Diamond Centre (AWDC), inteirando-se igualmente do funcionamento do porto de Antuérpia.

A visita a França

Em Paris, primeira etapa da visita, O Presidente angolano reuniu-se com o seu homólogo francês Emmanuel Macron, tendo os dois estadista adoptado uma Declaração Presidencial sobre a cooperação estratégica entre os dois países.

Acordos de cooperação no domínio da defesa; Agricultura, Convenções com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e sobre a subvenção dos estudos com o Fundo para Expertise e o Reforço das capacidades da Agência Francesa de Desenvolvimento; e Estabelecimento do Proparco – Promoção e participação para Cooperação Económica – filial da AFD para o sector privado foram rubricados.

João Lourenço visitou unidades fabris da companhia aeronáutica Airbus, bem como a montadora ATR (Aviões de Transportes Regionais); a sede da UNESCO; Escola Politécnica (Paris); Liceu Agrícola; Instituto Nacional de Investigação Agronómica em Auzeville (Toulouse); Cooperativa Agrícola Arterris (Castelnaudary, Toulouse); participou de fórum económico com 80 empresários influentes em França e com a comunidade angolana em França.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies