O país cabe aqui.

João Lourenço felicita novo presidente da UNITA Adalberto Costa Júnior

Por: Ivanine Silva

O novo presidente da UNITA, eleito durante o XIII Congresso Ordinário daquele partido, foi felicitado através do Twitter, pelo Presidente da República, João Lourenço, pela vitória alcançada nesta sexta-feira (15). 

Depois da sua victória com cerca de 53% dos votos, equivalentes a 594 dos 1.138 votos válidos, Adalberto Costa Júnior, recebeu felicitações vindas do titular do poder executivo no país e de quase todo mundo. 

Na rede social Twitter, João Lourenço, endereçou uma mensagem a Adalberto, em que escreveu: “Felicito Adalberto da Costa Júnior pela sua eleição a Presidente do maior Partido da oposição. Que esta eleição representa o fortalecimento da oposição, a bem da democracia”.

As reações por parte dos internautas não tardaram, Alexandre Cose, jornalista da Televisão Pública de Angola, respondeu com estas palavras “Assim se constrói a Nação. Deve orgulhar-nos a todos este gesto que, vindo de Vossa Excelência, já em nada nos surpreende. O País já percebeu que o Sr é o homem que quebra as regras da “lógica política” que nos foram dadas por costume, anos a fio”, afirmou.

Kajinvunda, deixou um conselho ao Presidente da República e Comandante em Chefe da nação “Sr PR terá muito trabalho pela frente… Enfrentar chivukivuku e Adalberto nas leoninas eleições! População insatisfeita. Maribondos soltos e com uma oposição com duas feras…não sei não…faça alguma coisa agora. Faça como Vladimir Putin…livre-se dos maribondos”.

Miguel Alves, deixou uma pergunta “Os marimbondos é q estão com a massa. Será q vai ter dinheiro para investir na campanha do MPLA?”.

Amarildo das Chagas, disse que o novo Presidente do primeiro partido da oposição em Angola tem muito apoio da juventude “Cuidado Sr Presidente o Adalberto tem um apoio muito forte da juventude angola”.

Por sua vez, a jovem Isabel Luvenga, encorajou o Presidente João Lourenço, se focar apenas no seu trabalho “Uma coisa não nada a ver com a outra. Cada um que faça o seu trabalho”. 

O internauta identificado por PIMPIM, chamou a atenção a quem governa, no sentido de apresentar políticas exequíveis, sobre risco de ser julgado pelo povo nas próximas eleições “Que tenha ele apoio que tiver da juventude. Quem governa, deverá fazê-lo bem com políticas exequíveis, sob pena de ser julgado pelo povo nas urnas. Tem de haver oposições fortes a bem da democracia e do bem-estar do povo. As actuais maiorias absolutas são prejudiciais”, acrescentou.

Carlos Santos, também felicitou o PR JLO, pelo gesto democrático “Parabéns, pelo gesto democrático, Excelência. Uma boa oposição também ajuda a fazer um bom governo, quando o rigor é a palavra de ordem de quem tem a responsabilidade de conduzir os destinos da República”.

Manuel Barbosa, não se deixou ficar indiferente pelo grande exemplo de maturidade democrática apresentada pelo Presidente da República, afirmando que é notável a sensibilidade e que lhe parece que Angola, agora está no caminho certo “Parece banal, mas é notável a sensibilidade democrática demonstrada com este Twitter. Realmente Angola parece estar agora no caminho certo. Só desejo que não haja retrocesso neste processo de democratização das instituições Angolanas, para bem do próprio povo angolano. Parabéns!”.

Adalberto Costa Júnior, no seu primeiro discurso nas vestes de Presidente da UNITA, disse que quer para já as eleições autárquicas em 2020.

“No meu mandato irei tudo fazer para pressionar o Governo para que aceite o desafio de realizar o pleito eleitoral autárquico em todo o país e não de forma gradual, como é pretensão do partido MPLA”, sublinhou. 

Nascido aos 8 de Maio de 1962, em Quinjenje, província do Huambo, Adalberto Costa Júnior, torna-se com esta victória, no terceiro presidente da UNITA e sucede a Isaías Samakuva neste cargo. Adalberto Costa Júnior, é Engenheiro Electrotécnica, formado pelo Instituto superior de engenharia do Porto e é militante da UNITA desde 1975.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies