João Lourenço descarta criação de consórcio aéreo

O Presidente da República, João Lourenço, declarou nesta sexta-feira (1), que o consórcio público-privado anunciado recentemente pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomás, Air Connection Express,  que garantiria voos domésticos em Angola, não deverá ir adiante.

Na sua primeira grande entrevista  à cadeia televisiva europeia Euronews, o Chefe de Estado afirmou que este consórcio, entre a companhia de bandeira Taag, a também pública Enana e algumas empresas privadas, não vai sair, não vai acontecer, por se tratar, segundo disse, de uma “companhia fictícia”.

Anunciado no princípio deste mês, em Luanda, o consórcio público-privado teria como sócios as empresas públicas Taag e Enana, ao lado de sete outras privadas, designadamente Bestfly, Air Jet, Air 26, Guicango, Dieximim, Sjl e Mavewa.

O então grandemente publicitado operador iria adquirir seis aviões Bombardier Q-400, ao abrigo de um contrato no valor de 198 milhões de dólares.

A criação de uma nova operadora de transporte aéreo doméstico, segundo justificava o ministro dos Transportes,  resultava de estudos, que apontavam, entre outros constrangimentos, para uma excessiva fragmentação do mercado de aviação civil no país.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies