O país cabe aqui.

João Lourenço tem cartas na manga para combate a corrupção

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, assegurou nesta quarta-feira (), em Estrasburgo, França, enquanto discursava ao parlamento europeu, que os resultados positivos do combate à corrupção e à impunidade se farão sentir em breve.

Segundo o Presidente da República, que falava no Parlamento Europeu, trata-se de medidas que visam a moralização da sociedade e a criação de um melhor ambiente de negócios no país.

“Levamos a cabo uma verdadeira cruzada contra a corrupção e a impunidade em toda a sociedade, com destaque ao chamado crime de colarinho branco”, declarou.

Na sua intervenção, fez referência à aprovação pelo Parlamento angolano da nova Lei da Concorrência, que visa prevenir e sancionar as acções dos agentes económicos que não cumpram com as regras da concorrência.

O chefe de Estado destacou também a aprovação das leis do Investimento Privado, do Repatriamento de Capitais e do novo modelo de comercialização de diamantes, aprovado em Conselho de Ministros.

Ainda no quadro da moralização da sociedade e do combate à corrupção e impunidade, sublinhou o facto de estar a decorrer nos tribunais competentes processos crimes contra cidadãos que presumivelmente terão lesado o Estado em centenas de milhões de dólares norte-americanos.

No capítulo da concorrência, afirmou que decorrem estudos para a privatização em concurso público transparente ou em bolsa de algumas empresas públicas de diferentes sectores, incluindo o petrolífero.

Segundo o Presidente João Lourenço, o governo angolano tem focado a sua atenção na implementação de programas de estabilização macro-económica e de consolidação fiscal. A ideia é a de reduzir os efeitos da inflação no mercado cambial.

“Contamos por isso com a União Europeia, como um importante parceiro que nos pode ajudar a superar os constrangimentos que ainda encontramos para colocar a economia angolana ao serviço do desenvolvimento, do progresso e do bem-estar das suas populações”, disse.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies