O país cabe aqui.

Italianos agurdam nomeação do novo Primeiro-ministro

Quase três meses depois das eleições na Itália, os partidos, antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e a Liga (extrema-direita), devem apresentar hoje, ao presidente Sergio Mattarella o nome para ocupar o cargo de primeiro-ministro.

A reunião, sem hora marcada, deve acontecer no período da tarde. Nos últimos dias, os jovens líderes dos dois partidos, Luigi Di Maio (M5S), de 31 anos, e Matteo Salvini (Liga), 45, concluíram um acordo, aprovado por 90% de suas bases, um “contrato de governo” que pretende deixar para trás a austeridade e lutar contra as “directrizes” de Bruxelas.

Os dois sonhavam em dirigir o primeiro governo antissistema da Itália, mas a disputa de egos e os resultados das legislativas os obrigaram a escolher uma terceira pessoa para o posto de chefe de Governo.

Segundo a imprensa italiana, Di Maio e Salvini ocuparão cargos importantes: o ministério do Interior para Salvini e o de Desenvolvimento Económico, que inclui a pasta do Trabalho, para Di Maio.

“Chegamos a um acordo sobre o chefe e os ministros de governo e esperamos que ninguém apresente o veto a uma escolha que representa a vontade da maioria dos italianos”, anunciou Salvini no domingo.

A imprensa aposta no nome de Giuseppe Conte, de 54 anos, como primeiro-ministro, um jurista e académico de Direito em Florença e Roma, especialista em justiça administrativa.

Apesar de ser praticamente desconhecido da população, Conte possui uma longa trajectória em universidades estrangeiras de prestígio, como Yale, Cambridge e Sorbonne.

Outro nome citado é o de Andrea Roventini, de 41 anos, um economista que é professor na Universidade de Pisa.

Parte da imprensa também menciona Paolo Savona, de 81 anos que foi ministro da Indústria entre 1993-1994 e que sempre foi contrário ao tratado europeu de Maastricht.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies