O país cabe aqui.

Ismael Mateus ressalta a originalidade e qualidade da obra “Caça às Bruxas”

O escritor e  jornalista Ismael Mateus ressaltou nesta quinta-feira (30) em Luanda, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, a qualidade e originalidade do romance “Caças às Bruxas”, de autoria do escritor Albino Carlos.

Ao apresentar a obra, Ismael Mateus fez uma abordagem sobre a qualidade do livro, do ponto de vista do texto, do ordenamento linguístico, da descrição das personagens e abordagem do tema, assim como da sua originalidade.

Para o autor, desde o lançamento do seu primeiro livro romance “Olhar de Lua Cheia “, em 2006, até a presente publicação, houve um amadurecimento do autor em muitos aspectos, o que denota o seu engajamento naquilo que escreve para o público amante da literatura.

“Reconheço a evolução do autor nesta obra e destaco a forma como ele tratou de um assunto que parece sem importância, mas sério, com ironia e leveza, com dizeres da nossa cultura e tenho a plena certeza que ele ainda vai nos brindar com obras neste nível ”, destacou.

Ao intervir durante a cerimónia, o autor, visivelmente emocionado, salientou que “Caça às Bruxas” é também uma homenagem à população heróica da província do Cuando Cubango.

De acordo com o escritor, baseado num caso real, “ela mostra que as crenças, mitos e superstições podem dificultar o desenvolvimento do país”.

“O livro é uma homenagem às vítimas de acusações de feitiçaria que têm ocorrido por todo o país e é apresentado para denunciar as atrocidades cometidas em nome da tradição”, afirmou o escritor.

Revela que a obra aborda a morte de sete homens acusados de feitiçaria e a incapacidade do Estado em lidar com esse tipo de questões, assim como o papel que as autoridades tradicionais podem desempenhar na gestão da justiça no meio rural.

A obra, com uma tiragem de mil exemplares, comporta  mais de cem páginas e pertence a colecção Sete Egos. Ela contou com a impressão e acabamento da Damer Gráficas e editado pela União dos  Escritores Angolanos (UEA).

Albino Carlos é doutorado em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, licenciado e mestrado em ciências da comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova Lisboa. Actualmente exerce as funções de director-geral do Instituto Superior de Ciências da Comunicação.

Prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de Literatura em 2014, com o aclamado livro de contos  “Issunje”, conquistou ainda o Prémio de Literatura António Jacinto( 2006 com o romance “Olhar de Lua Cheia”.

NA/Angop

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies