O país cabe aqui.

ISIA na marcha de prevenção do câncer da mama

Em alusão ao Outubro Rosa, numa organização do Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA), solidarizado com o município de Talatona, realizou-se hoje 12 de Outubro, na marginal do Benfica, uma marcha da luta contra o câncer.

Foto: Nambi Wanderley

A marcha tem como objectivo encorajar as pessoas que estão a passar pelo câncer e as que não se assumem nem aceitam fazer o tratamento. O ponto de concentração foi no pôr do sol, onde pessoas colectivas e singulares solidarizaram-se a causa e marcharam até a marginal do Benfica.

Escolhida como a imagem do evento, Margarida dos Santos, uma jovem que venceu o câncer sendo-lhe removida as mamas, falou da importância de ter conhecimento e força para vencer a doença.

” Eu venci o câncer e estou aqui para encorajar as mulheres que passam por isso ou as que têm familiares que estão a passar por essa situação. Não é fácil e todos precisam saber lutar para poder vencer “.

 Margarida aconselha a todos que estejam a passar por está situação a não desistirem, a terem muita força, a continuarem a lutar, porque não é fácil, a seguir em frente e não admitir ser tratada com pena, o que chega a enfraquecer mais a doente.

De acordo com informações postas na Angop, Fernando Miguel director-geral do Instituto Nacional do Cancro informou neste sábado, que de Janeiro a Outubro do corrente ano, foram registados mais de 320 casos de cancro da mama.

Segundo o responsável, no ano passado, a instituição registou 351 casos, todos eles em estado já avançado, o que dificultou a abordagem dos médicos em termos de tratamento.

Angola, de acordo com os dados disponíveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), regista cerca de 1.327 casos por ano. Deste número, segundo dados do Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC), revela o cancro da mama como sendo a neoplasia mais frequente naquela unidade sanitária em ambos sexos.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da mama e mais recentemente sobre o câncer do colo do útero.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies