O país cabe aqui.

Angola e Ucrânia fortificam os laços e atingem 15 milhões de euros

As trocas Cambiais entre Angola e a Ucrânia atingiram, os 15 milhões de euros em 2016, um valor foi considerado baixo atendendo as potencialidades económicas dos dois países.

“O intercâmbio comercial  entre os  dois países ainda é muito baixo. Entretanto,  agora abre-se uma nova página de desenvolvimento não só do ponto de vista político, mas  também comercial  e  temos de aproveitar  todas as oportunidades”,  confirmou hoje  o  secretário  de Estado  da Agricultura, Carlos Alberto Jaime,  no final do  encontro que manteve com a vice-ministra dos assuntos de integração europeia do ministério da política agrária e de alimentação da Ucrânia,Olga Trofímtseva.

Entre  os dois países  existem  alguns acordos no domínio da agricultura no  domínio da formação  técnico profissional e  da cooperação do Instituto de Serviços de Veterinária de Angola com a sua congénere ucraniana.

O  Ministério da Agricultura de Angola pretende estabelecer  uma cooperação mais forte  com a Ucrânia  no domínio da comercialização  de medicamentos  de uso veterinários, assim  como a possibilidade de se criar uma câmara de comércio e indústria entre os dois países.

O sector  agrícola angolano pretende trabalhar para que em breve  os empresários angolanos possam  exportação  para  o mercado ucraniano.  Esta exportação  poderá  não só cingir-se à cultura do café, mas também a madeira  e produtos agrícolas de elevado valor.

“Poderão  ser  exportados  dois  produtos  para que  a balança comercial  entre os dois países  seja  mais equilibrada.  Vai se trabalhar também  na importação de alguns  produtos ucranianos (produtos acabados  como frangos,  alguns cereais  e a mão de obra ).  É  importante que  alguns projectos no domínio da agricultura possam ser desenvolvidos em Angola  com recurso a financiamento  ucraniano em parceria com as empresas angolana”, disse Carlos Alberto Jaime .

Redacção NN

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies