Iniciados testes da covid-19 nas comunidades

Por: Ivanine Silva

Começaram a ser realizados nesta quarta-feira (8), em Luanda, testes de covid-19 nas comunidades, com vista a identificar e eliminar as cadeias de transmissão do vírus.

Numa primeira fase, os testes serão realizados nos principais e maiores mercados da capital, onde o fluxo de pessoas tem sido considerável. Serão usados os testes sorológicos.

Sorológico, referente a Sorologia – tipo de teste de diagnóstico para a covid-19, que verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Estes testes detectam anticorpos em: IgA, IgG, que indica que uma pessoa teve contacto com o vírus, mas construíu a sua imunidade, e IgM, indica que uma pessoa está na fase activa da doença.

Os testes nos mercados, tiveram início ontem, no mercado do Catinton, onde, segundo o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, foram testadas mil pessoas, três tiveram a banda para IGM, que indica a fase activa para o teste.

Estão previstos para hoje, a realização de mais dois mil testes, nos mercados do Km 30 e do Kikolo.

De acordo com Franco Mufinda, que falava em conferência de imprensa, na noite desta quarta-feira (8), os casos que têm reação IgM, são imediatamente isolados e posteriormente submetidas a colheita de amostras para a realização de testes RT-PCR, que indica o resultado definitivo dos testes.

Com o país na eminência de entrar na fase de contágio comunitário, foram adoptadas esta semana, várias medidas que recuaram no desconfinamento social.

Foram registados até ao momento no país, 396 casos positivos da covid-19, 22 mortes e 117 recuperados.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies