O país cabe aqui.

Incumprimento da cerca sanitária leva a retenção de ex-Ministro de Estado angolano

Por: Nambi Wanderley

O ex-Ministro de Estado e chefe da casa civil da presidência da República, Frederico Cardoso foi retido e obrigado a regressar a casa, por incumprimento da cerca sanitária, nesta quinta-feira (30), informou Waldemar José, porta-voz do Ministério do Interior.

Tal como o ex-Ministro de Estado, Januário Catengo, juiz de direito da comarca da província do Namibe, foi retido e viu-se obrigado a regressar à casa, quando tentava sair de Luanda para o Namibe num camião de carga.

Waldemar José aludiu, que em todo país tem se regista do um grande fluxo de movimento de cidadãos, facto encarado com alguma estranheza, uma vez que o artigo 8º do Decreto Presidencial 120/20, faz referência que a cerca sanitária foi levantada a nível provincial, com o propósito da prática do exercício da actividade comercial e não para questões de lazer, visitas de familiares.

Segundo o mesmo, nas 17 províncias em que é permitida a circulação apenas para fins comerciais, verificou-se um fluxo de movimento fora do normal, razões pelas quais desde quarta-feira começaram a ser apdotadas algumas medidas de confinamento, afim de aferir quem esta em condições de circular nestas províncias.

O Subcomissário, adiantou que nos próximos dias, será disponibilizada a identificação das pessoas que tenham algum destaque e que devem servir de exemplo para a sociedade e acrescentou que na última quarta-feira, muita gente tentou violar a cerca sanitária Luanda-Benguela, sendo que algumas pessoas acabaram detidas por exibiram credenciais falsos.

O levantamento da cerca sanitária nacional, é uma das medidas de prevenção que fazem parte do decreto de Estado de Emergência que vigora no país há cerca de cinco semanas, de formas a estancar uma possível propagação da covid-19 no país.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies