O país cabe aqui.

Historiador lança livro sobre “Etonismo e Normas” no Lubango

O encontro das atividades das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) na província da Huíla, foi marcado com o lançamento do livro do historiador angolano Patrício Batsikama intitulado “Etonismo Formas e Normas” com 246 páginas, no Hotel Serra da Chela, cidade do Lubango. 

O também docente e investigador, foi convidado a fazer parte do encontro promovido pela Universidade Mandume  ya Ndemufayo, nos 18 e 19 de Julho, onde este encarregue de acompanhar e explicar a Ministra do Ensino Superior, Maria Bragança Sambo, a filosofia de uma Exposição Individual do António Tomás Ana Etona, exposta naquela cidade. 

Segundo o comunicado, que Angop teve acesso hoje, apontam que mais de 150 delegados oriundo de várias Universidades de Língua Portuguesa, estiveram presentes no acto de lançamento e e mantiveram contato com a obra. 

“A semente está lançada, esperamos receber mais críticas para melhorar o argumento, dilatar a discussão e tornar cada vez mais cristalizada a teoria da Razão Tolerante” declarou Bastikama. 

A obra foi apresentada pelo antigo Secretário de Estado da Cultura  Corney Caley, onde realçou a importância da identidade artística do Etona, enquanto património artístico, e subscreveu-se na proposta da rentabilização desse patrimônio na aposta de mais valências artísticas angolana. 

Corney Caley, recomenda o estudo dos valores artísticos com fins de se encontrar mecanismo para valorização do Património artístico angolano para o benefício da angolaniedade. 

“O exemplo do jovem historiador Patrício Batsikama precisa de ser seguido” aconselhou. 

A obra saio pela editora Edutoco e conta uma tiragem de mil e quinhentos exemplares e duzentas e quarenta e seis páginas. 

Natural da província do Uíge, Patrício Batsikama, é autor de obras sobre a história de Angola e de África, com destaque para ” O Reino do Kongo e a sua Origem Meridional”,  “Makela ma Zombo”, ” Nação, Nacionalidade e Nacionalismo em Angola” e ” Introdução a História das Artes em África”. 

É docente do Instituto Superior Tocoísta (ISPT), de onde também é coordenador do Centro de Estudo e Investigação Científica Aplicada(CEICA) É autor de vários livros e artigos científicos. 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies