O país cabe aqui.

Guilherme Mampuya representará Angola na Expo Macau 2018

O artista angolano Guilherme Mampuya, vai representar Angola, na 1ª edição da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, vulgarmente conhecida por Expo Macau.

De acordo com a nota que o Portal Notícias de Angola teve acesso, informa que o representante de Angola, o artista plástico Guilherme Mampuya participa da 10ª edição da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, também conhecida como Expo Macau 2018, a ter lugar em Macau, a partir do próximo dia 9 de Outubro, no Edifício do Antigo Tribunal, numa organização do Secretariado Permanente do Fórum de Macau.

Além de espectáculos de música, dança e teatro, de vários países da lusofonia e não só, Guilherme Mampuya apresentará uma exposição individual de pintura, intitulada “Somos Estrelas” na Galeria de Exposições da Avenida da Praia. Nesta mostra, o artista serve-se das doze figuras zodíacos, pintadas e compostas em 12 painéis em acrílico, para questionar as actuações dos homens no cosmo e por via disso tentar definir estratégias para manter o equilíbrio do universo.

A exposição do artista angolano será inaugurada no dia 13 do corrente mês e far-se-á acompanhar da sua colaboradora artística e gestora do Atelier Guilherme Mampuya, Celeste Mampuya. Com o foco virado  no seu principal objectivo de promover o desenvolvimento e prosperidade mútua, nas mais variadas facetas, entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a Semana Cultural conta agora com 10 anos de história.

“Somos Estrelas é uma alegoria, um apelo desesperado do universo aos humanos para colocarem as suas acções em uníssono com o equilíbrio cósmico. O efeito estufa é uma das consequências das práticas dos homens que têm de ser revertidas para salvar o planeta da seca extrema e das inundações”, alerta o artista.

Mampuya já viajou por mais de 30 exposições individuais e colectivas, em Angola, como no estrangeiro.

Foi galardoado com prémio Ensa Arte em 2008 e há dois anos que é proprietário de uma galeria, denominada «Galeria Guilherme Mampuya», situada no Zango Zero, em Luanda. Natural do Uíge, Guilherme Mampuya Wola concluiu a formação superior em Direito pela Universidade de Kinshasa na República Democrática do Congo (RDC), em 2000.

Torna-se membro da União dos Artistas Plásticos Angolanos (UNAP) em 2005, mas foi em 2006, que dá início ao seu percurso artistico com frequência anual, com realce as exposições em Luanda, Benguela, Lisboa, Aveiro, São Paulo, Bruxelas, Milano e Seul.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies