O país cabe aqui.

Graça Machel acha “extraordinário” acordo de desarmamento da Renamo

Segundo a RTP, o acordo sobre a desmilitarização da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) “é um passo extraordinariamente importante, com um significado extraordinário”, declarou Graça Machel, citada hoje pelo jornal Notícias, o principal diário moçambicano.

O entendimento entre Filipe Nyusi e o líder interino da Renamo, Ossufo Momade, corresponde aos anseios e compromisso do país de alcançar uma paz duradoura, acrescentou.

“Depois de muitos anos, temos a aceitação de que não só somos irmãos, como temos um Estado único”, acrescentou Graça Machel.

No dia 06 deste mês, o Presidente moçambicano anunciou a assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo e a Renamo, sobre a desmilitarização e a integração das forças do principal partido da oposição no exército e na polícia.

O chefe de Estado moçambicano não avançou detalhes sobre o conteúdo do documento, mas afirmou que se trata de um instrumento “determinante” nas negociações de paz com o falecido líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que morreu em 03 de maio devido a complicações de saúde.

Além do desarmamento e da integração dos homens do braço armado do maior partido da oposição nas Forças Armadas, a agenda negocial entre as duas partes envolvia a descentralização do poder, ponto que já foi ultrapassado com a revisão da Constituição, em Julho.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies