Governo do Sudão do Sul ignora sanções e leva adiante processo de paz

O porta-voz do governo, Sudão do Sul, Michael Makuei, afirmou na última quarta-feira (30), que as sanções dos EUA contra os membros do seu governo não vão atrapalhar o esforço para alcançar a paz no país.

Estas declarações foram prestadas à agência Xinhua, em Juba, num momento em que o Conselho de Segurança da ONU deverá votou nesta quinta-feira (31), sobre a imposição de sanções a altos funcionários do governo, incluindo o ex-líder do Exército.

Das medidas propostas incluem congelamento de contas e a proibição de viagens para seis dirigentes de ambas as partes em conflito por obstruir os esforços de paz no sudão do sul.

“Sim, sabemos que o nosso povo está a sofrer, mas estamos a trabalhar colectivamente para construir a paz. a construção da paz é como construir uma casa, voce continua a fazer algo todos os dias até atingir a parte final”, disse, descartando as sanções políticas.

O conflito do sudão do sul entrou agora no seu quinto ano. a guerra teve início em 2013 depois que as forças leais ao presidente kiir e ao seu ex-vice riek machar se envolveram em combates, o acordo de paz de 2015 para acabar com a violência foi novamente violado em julho de 2016, quando as facções rivais retomaram os combates na capital, juba, forçando machar a fugir para o exílio.

Milhões de civis sul-sudaneses buscaram refúgio em países vizinhos enquanto o conflito prossegue, apesar das tentativas da comunidade internacional de pôr fim às hostilidades.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies