O país cabe aqui.

Governo angolano e Igreja Católica apreciam acordo

O Governo angolano e a a Igreja Católica, estão a apreciar o acordo entre as partes envolvidas e destina-se ao reconhecimento e reforço da cooperação bilateral, anunciou neste domingo (6), em Luanda, o núncio apostólico de Angola e São Tomé, Dom Peter Rajic.

O acordo entre a República de Angola e a Santa Sé, que deverá ser assinado brevemente, abrange o reconhecimento, por exemplo, da personalidade jurídica da Igreja Católica no país, assim como dos vários edifícios, incluindo escolas e clínicas, nas distintas arquidioceses ou dioceses, explicou o religioso a imprensa, no final de uma celebração eucarística (missa)noticiou a Angop.

A liberdade religiosa e de expressão, assim como de realização de movimentos e acções, desde que não contrariem o plasmado na Constituição da República de Angola, também merecerá atenção neste âmbito.

No dia 7 Março último, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, criou uma comissão interministerial para tratar das negociações relativas ao Acordo-Quadro, a ser celebrado com a Santa Sé (Igreja Católica), dentro de seis meses. As referidas negociações estavam pendentes desde 2015.

João Lourenço, em Despacho Presidencial, indicou o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, para coordenar a comissão que integra os ministros das Relações Exteriores, da Justiça e dos Direitos Humanos, da Cultura, assim como os secretários do Presidente para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional, para os Assuntos Judiciais e Jurídicos e para os Assuntos Sociais.

A comissão tem o prazo de 180 dias de trabalho para finalizar as negociações entre a Santa Sé e o Governo angolano.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies