O país cabe aqui.

Governador do BNA reconhece força do empreendedorismo no país

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, afirmou hoje, que a 34ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA/2018), que decorre de terça-feira, demonstra a capacidade dos empreendedores nacionais em superar as dificuldades.

Em declarações à imprensa, nas instalações da Zona Económica Especial (ZEE), situadas no município de Viana, onde decorre a 34ª edição da FILDA/2018, o governador assegurou que o banco central continuará a cumprir com o seu papel para estimular a capacidade produtiva nacional.

Por outro lado, o governador do BNA entende que a captação de divisas depende muito da capacidade de criar condições para exportar (produzir para exportar).

“Se não se exporta não se consegue aumentar captação, mas produzindo já se ajuda muito, porque reduzimos a necessidade de importar e aí é a poupança que fazemos colectivamente a nível do sector cambial”, referiu.

Referiu que as novas regras do Banco Central dá a liberdade das entidades exportadoras reterem os recursos cambiais obtidos com a exportação, mas estas divisas deverão fazer parte dos recursos cambiais nacionais.

A 34ª edição, que decorre nas instalações da Zona Económica Especial Luanda Bengo (ZEELB), conta com 372 expositores de 15 países, um aumento de 125 expositores em relação a 2017.

Na exposição participam de empresas de Angola (país Anfitrião), África do Sul, Espanha, Estados Unidos da América, Gana, Holanda, Índia, Itália, Macau, Portugal, reino Unido, Rússia e Suécia. Fazem ainda parte Turquia, Uruguai, Japão e Moçambique que estão a expor numa área aproximada de três hectares.

Rússia e o Gana são os estreantes, enquanto o Brasil, tradicional participante, é o grande ausente desta edição, que decorre sob lema “Diversificar a Economia, Desenvolver o Sector Privado”.

Portugal continua a ser o maior expositor estrangeiro de sempre e desta vez vem com 25, contra 16 de 2017, mantendo deste modo a tradição.

A feira é uma promoção do Ministério da Economia, em parceria com a empresa Eventos Arena. Nela estão patentes produtos e serviços de vários sectores como do ambiente, energia e petróleos, agricultura, pecuária, bebidas, banca e seguros, comércio geral e construção.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies