Fundação Arte e Cultura homenageia Amélia da Lomba em “Noites de Poesia”

A Fundação Arte e Cultura vai homenagear amanhã, dia 25 de Setembro, pelas 18 horas, na sua sede, na Ilha de Luanda, a escritora e poetisa Amélia da Lomba, pelo seu contributo para o desenvolvimento da literatura angolana, de acordo com uma nota a que o NA teve acesso.

O evento, que se enquandra no âmbito das habituais Noites de Poesia da Fundação, vai ser testemunhado por vários poetas e declamadores que vão recitar os poemas da escritora. Vai contar também, segundo se pode ler na nota, com o grupo cultural Jovens da Mulemba, que vai homenagear a autora de Sacrossanto Refúgio, Espigas do Sahel entre outras obras literárias. Durante a homenagem haverá sessão de autógrafos da sua antologia poética.

Noites de Poesia é um projecto da Fundação Arte e Cultura que visa valorizar a literatura Angolana e os seus autores, bem como dar oportunidades à nova geração de escritores que precisam de espaço para mostrar os seus talentos.

Sobre Amélia da Lomba

Amélia da Lomba nasceu na província de Cabinda. É poetisa, escritora, compositora, letrista e artista plástica. É detentora de várias obras literárias, como Ânsia (1995), Sacrossanto Refúgio (1996), Espigas do Sahel (2004), Noites Ditas  (2005), Aos Teus pés Quando Baloiça o Vento (2008), entre outras. Participou  em 1998 na antologia de poesia feminina  dos PALOPS,  do crítico literário Espanhol Xose Garcia e ainda na Antologia do Mar na Poesia Africana de Língua Oficial Portuguesa do Século XX. A sua Antologia Poética, que estará no centro da homenagem e conta com ilustrações do artista plástico e escritor Moustafam Assem, foi apresentada no Instituto Camões em Luanda no ano passado.

Contributo de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli, a Fundação Arte e Cultura tem como missão promover a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade e contribuir para a construção do seu futuro, através da educação para as artes, e apoiar a classe artística em projectos que ampliem o desenvolvimento cultural de Angola, tendo por valores básicos a ética, a transparência, o humanismo e o respeito mútuo e a solidariedade.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies