O país cabe aqui.

Fundação Arte e Cultura doa material desportivo no Rocha Pinto

A Fundação Arte e Cultura, braço de responsabilidade social do Grupo Mitrelli, fez uma doação de vários material desportivo para a inclusão de jovens e adolescentes no bairro Rocha Pinto.

Segundo o seu director-adjunto da Fundação, Xavier Narciso, a oferta do material parte destina-se promover a inclusão social da juventude naquela zona. “A Fundação Arte e Cultura tem esse carácter solidário, é um dos nossos valores”, defende Xavier Narciso.

“Ocupar os jovens em actividades artísticas e desportivas é um dos objectivos da Fundação, a nossa missão é justamente trabalhar na inclusão social de crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade”. Em conformidade, e aproveitando o Dia das Boas Acções, que chegou este ano a Angola precisamente através da Fundação e dos seus parceiros, “pensamos criar uma tabela de basquetebol e proporcionar aos jovens bolas para que eles possam jogar”, disse o director-adjunto da Fundação.

Enfatizou ainda que no seu entender, com a oferta do material desportivo àquela comunidade, a Fundação está a contribuir para a inclusão da juventude.

Domingos Nguvo é o responsável da tabela de basquetebol. Segundo disse, os jovens do sector I e outros, provenientes doutras áreas do distrito de Maianga, encontram-se quase todos finais de semana para praticarem desporto e uma das coisas que a Fundação veio melhorar foram as condições do local.

Um dos grandes problemas, salientou, tem sido a falta de bolas. “Ao doar-nos uma nova tabela de basquetebol, a Fundação Arte e Cultura devolveu-nos a esperança e nós estamos muito gratos”, sublinhou, acrescentando ter a expectativa de ver gestos semelhantes noutras áreas, para proporcionar distracções aos jovens e diminuir a delinquência.

Para Adriano Guri, membro da comunidade, o sentimento é de pura satisfação. “É coisa de agradecer porque não é algo que acontece diariamente, os jogos de basquetebol ajudam muito, na medida em que ocupam estes jovens em actividades físicas e faz com que eles se insiram na comunidade e, assim, permaneçam longe da delinquência”. “Eles ficam por aí a divertir-se e a praticar desporto enquanto o tempo passa”. Já Fernandes Zacarias é um empreendedor e aproveita o final de semana para fazer negócio, vendendo bebidas, numa roulote instalada ao lado do improvisado campo de basquetebol. À melhoria das condições do local corresponde uma melhoria para o seu negócio.

Questionado sobre a escolha do local para entrega dos materiais, o director-adjunto da Fundação salientou que o espaço não é, naturalmente, o único com aquelas necessidades, mas salientou que é preciso começar por algum lado e ir avançando para outros locais na medida das possibilidades. “Mas está também nas mãos de outras instituições fazerem o mesmo noutros locais”, acrescentou.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies