O país cabe aqui.

Frei Alberto de Morais aborda o Natal na perspectiva da Igreja Católica

Por: Nambi Wanderley

Frei (Fr.) Alberto de Morais, da igreja Católica, falou em entrevista ao Notícias de Angola,  sobre o significado do Natal em tempo de crise e apelou a Ponderação, solidariedade e humildade, no país.

Segundo o Fr. Beto como é carinhosamente tratado, na perspectiva da Igreja Católica, o Natal significa, o cumprimento da promessa salvadora de Deus para com a Humanidade, o encontro e o convívio de forma direita, encarnação entre Deus e os Homens, a expressão de solidariedade suprema e livre de Deus para com os homens.

Fr. Alberto de Morais

“O Natal enquanto acontecimento, anunciado, esperado de diversas maneiras e por diferentes personalidades na história da salvação, é o cumprimento das promessas de Deus”.

Por outro lado, o Fr. aponta que o actual contexto económico-financeiro do país revolucionou e transformou a consciência da população, consumista e exibicionista, para ser e ver com realismo, moderação, altruísmo a vida e as circunstancias.

“Perante este cenário difícil e constrangedor mas também pedagógico, hoje já se percebe, que no passado se vendeu mais, uma falsa imagem da sociedade e do país na vertente do desenvolvimento social, económico e financeiro. A crise, está a ser para nós os angolanos, uma autentica escola de solidariedade, moderação, humildade e realismo perante a vida e o próximo”.

Referindo-se a Ceia de Natal, o Sacerdote reforçou que não deve faltar o amor e a solidariedade, fundamentalmente para com os mais desfavorecidos, sem beira nem era, para que possam sentir e usufruir aquilo que é também deles por natureza e direito.

Fr. Beto, acredita que apesar das dificuldaes que assolam o país, teremos uma quadra festiva tradicional e natural, desde que a perspectiva social, económica e financeira, baseada no consumismo e exibicionismo nos leva uma reflexão profunda.

“Se advinha um Natal sombrio, desolador e para refletir realmente a nossa capacidade de gestão, administração do bem comum, dos direitos e liberdades de todos, perante a pobreza gritante, a fome, o nível galopante do desemprego fundamentalmente entre os jovens”.

Sobre a fé em tempo de crise, Fr. Beto afirma que é algo que se manifesta, se contagia e é mais exigente.

Olhando para o ano que finda, o nosso entrevistado, faz avaliação positiva do desempenho da Igreja Católica, em Angola e no mundo em geral. Quanto a projecção do ano 2020, aconselha que deixemos o futuro nas mãos de Deus.

Ponderação, solidariedade e humildade, são os conselhos deixados pelo entrevistado, já que há muitas motivações que levam a crer que o Natal vai definir e mudar a realidade.

 “Atendendo a grave realidade em que nos encontramos, é necessário que haja poupança dos excessos e gastos, pois que o amanhã vem aí”.

Fr Alberto de Morais, ou simplesmente Fr Beto, é sacerdote da Igreja Católica, membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Angola e também docente universitário em Filosofia.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies