França apoia candidatura de Louise Mushikiwabo a Secretária da Organizção da Francofonia

0
Upper Digital Marketing
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Presidente da França, Emmanuel Macron, oficializou nesta quarta-feira (23), o seu apoio à candidatura de Louise Mushikiwabo, ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros, ao posto de secretária-geral da Organização internacional da Francofonia, cuja eleição está prevista para os dias 11 e 12 de Outubro próximo.

«Se há uma candidatura africana ao cargo de secretário-geral da Francofonia, ela terá muito sentido. Se for africana e feminina, ela terá ainda mais sentido. E penso que quanto a isso, a ministra dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, Louise Mushikiwabo, tem todas as qualidades para exercer essa função (…). Penso que ter uma candidata africana é uma boa nova e, no que concerne a isso, apoiá-la-ei», declarou Emmanuel Macron no termo de um encontro, no Eliseu, a 23 de Maio, com o seu homólogo rwandes, Paul Kagame.

Por seu lado, Paul Kagame sublinhou a vontade de « contribuir para Francofonia», lembrando que « o Rwanda nunca abandonou  a organização».

No quadro dessa candidatura, o Presidente rwandês insistiu  sobre a importância do consenso e do apoio dos membros africanos da Francofonia, mas  também, do agora apoio oficial da França.

«Creio profundamente que o centro de gravidade da Francofonia está em África, e se quisermos ter êxitos com a Francofonia, devemos descentralizar, assegurarmo-nos que a juventude africana se aproprie e pense a Francofonia no plurilinguismo”, acrescentou Macron.

A actual secretaria-geral da Francofonia teme que a aproximação entre Kigali e Paris comprometa a sua reeleição.

Agastada com a informação segundo a qual Louise Mushikiwabo, esperava disputar com ela o posto de secretaria-geral com o apoio da França, a canadiana Michaëlle Jean contrataca.

Ministra dos Negócios estrangeiros e porta-voz do governo há 10 anos, Louise Mushikiwabo aparece como um personagem chave do regime rwandes.

Ela joga um papel determinante nos projectos de  reforma  que Paul Kagame insufla na União Africana (UA).

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.