O país cabe aqui.

Falta de financiamento dificulta recolha de peixe na Huíla

A falta de financiamento para a aquisição de equipamento apropriado, para a colheita de pelo menos 40 toneladas de cacusso, está a dificultar o mesmo processo, anunciou neste domingo (21), a empresa “AJYAMP-Lda.”, a maior criadora de viveiros de peixes na província da Huíla, noticiou a Angop.

A fazenda, localiza-se na zona da Mankipa-Cangolo, na comuna da Huíla, município do Lubango, conta com 14 viveiros, dos quais 11 em betão, três escavados e uma represa para a criação e reprodução de peixe em massa, um projecto financiado pelo Angola Invest e que ainda não colheu beneficios.

O gerente da empresa, José Pedro, afirmou que estão a atravessar os “piores” momentos do programa, com uma paralisação de quase três anos, porque aguardam que o banco financiador liberte o restante da verba para retomarem as actividades na sua plenitude, e declarou também, que no momento estão com uma a falta de meios, nomeadamente equipamentos para o laboratório, para a pesca e ainda para o transporte adequado para levar o peixe do local de produção para a venda.

“Temos 40 mil peixes em cada viveiro, dos 11 funcionais, perfazendo 440 mil a serem disponíveis quando tiverem a respectiva engorda e crescimento, mas têm de ter a pesagem certa para retirá-los do tanque, que deve variar dos 380 a 400 quilogramas”, acrescentou.

José Pedro fez saber que escoa o seu produto normalmente para o mercado do município do Lubango e de Luanda, assim como têm contactos para vender nos próximos meses para a República Democrática do Congo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies