O país cabe aqui.

Falta de chuva devasta pastos na província da Huíla

A falta de chuva na província da Huíla, levou  mais de 50 cabeças de Gado, morressem em várias localidades nas duas últimas semanas, por falta de água e de alimentação, informou a RNA.

A seca que tem assolado a província da Huíla, tem levado a que os agricultores, camponeses e criadores de Gado, tenham grandes prejuízos, prova disto é a morte das mais de 50 cabeças de gado nas localidades do Dondo,Mali, Muiela e Tchiehi no município do Kipungo, na província da Huíla, esta situação é considerada grave e os criadores de Gado já pensam numa transumância, a procura de melhores pastos.

As autoridades tradicionais e os criadores, temem por dias piores, e apontam a falta de água e a fome como factores causadores da devastação dos pastos, afirmam que já podem ter morrido mais de 50 cabeças de Gado, facto considerado preocupante e ameaçador para a população que é aconselhada a não consumir a carne destes animais, uma vez que encontra-se num estado de sub-nutrição muito acentuado.

No município de Quilengues, para além da falta do líquido precioso para os animais, vai faltando também para o consumo humano, motivando a movimentação de aldeias completas a procura de água, declarou o administrador do mesmo município, Armando Vieira. “A falta de chuva neste município, também tem levado a que o Gado não aguente a situação e morra, registam-se poucas chuvas no município e só existem no mesmo rios intermitentes ajuizantes com muita areia e que acumulam pouca água”conclui.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies