O país cabe aqui.

Fábrica têxtil Alassola exportou 454 toneladas de fios de algodão nos últimos sete meses

A fábrica têxtil em Benguela, denominada Alassola, , exportou, de Outubro de 2017 a Maio deste ano, 454 toneladas de fios de algodão para Portugal, no quadro da internacionalização do seu negócio, anunciou neste fim de semana, o seu director industrial, Hioshi Yamamoto, noticiou a Angop.

Falando à margem da sua participação na 8ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB), que decorre de 16 a 20 de Maio, em alusão aos 401 anos da cidade de Benguela assinalados no dia 17 de Maio, Yamamoto indicou que a quarta exportação, com um conjunto de 154 toneladas seguiu para Portugal, em dez contentores, na semana de 6 a 12 do corrente mês, a partir do Porto do Lobito.

O responsável disse que a fiação é um produto intermédio da Alassola, que a fábrica vende, enquanto procura por soluções definitivas para arrancar toda a cadeia de produção.

Segundo o director industrial, a unidade foi reabilitada com um investimento do Estado na ordem de Usd 450 milhões e precisa de um financiamento de mais outros 60 milhões para a aquisição de matéria-prima, nomeadamente o algodão, corantes, produtos químicos como a tintura e outros secundários.

Acrescentou que precisa igualmente assegurar o pagamento de combustível, salários, entre outras despesas  que devem dar corpo ao funcionamento pleno da empresa, que neste momento não dispõe de energia eléctrica da rede pública, facto que o levou a instalar nove geradores com capacidade de produzir 14 megawatts.

“Para o seu consumo vai necessitar de 9 Megawatts, mas só em um turno de oito horas (a fabrica vai trabalhar com três turnos). Estamos a gastar uma média de sete mil litros de gasóleo/oito horas”, informou o responsável.

Além disso, acrescentou que a Alassola conta com 175 funcionários, dos quais cinco expatriados, cuja situação salarial deve ser tida em conta, nesta fase preliminar da actividade produtiva.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies