O país cabe aqui.

Exportações de rochas registaram aumento no último trimestre de 2017

Foram exportadas durante o IV  e último trimestre de 2017, 31.738 metros toneladas de granito e outras rochas ornamentais, registando um aumento de 18 mil e 43, em relação ao III trimestre do mesmo ano.

Com esta exportação, as rochas ornamentais continuam em volume a liderar a lista de produtos nacionais do sector não petrolífero exportado de Angola para outros países, como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, China e Índia.

Entre as 18 províncias de Angola, Namibe é tida como a “gigante ornamental” e maior manto rochoso do país, tendo em conta a abundância de mármore e granito nesta região.

Para que se evite a exportação de rochas ornamentais (granito e mármore) em bruto, em grande escala, o Governo angolano está a elaborar um pacote de incentivos à criação de novas indústrias transformadoras do segmento no país e potenciar as existentes, com vista a promoção da exportação do produto acabado e transformado localmente, em vez dos blocos brutos como se faz actualmente.

A par das rochas ornamentais, a madeira em bruto ocupa a segunda posição na lista dos 100 produtos exportados de Angola no período em análise, com registo de oito mil e 696 toneladas, contra dois mil e 854 do período homólogo, segundo dados Conselho Nacional de Carregadores (CNC).

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies