O país cabe aqui.

Ex-ministro da Saúde nega envolvimento em caso de desvio de fundos

O ex-ministro da Saúde, José Van-dúnem negou, nesta segunda-feira (15), em tribunal, qualquer envolvimento no caso de desvio de dinheiro do fundo global, destinado ao programa de combate à malária.

José Van-dúnem afirmou nesta segunda-feira, em tribunal que a única envolvência foi o facto de ter assinado as transferências na qualidade de ministro, uma vez que tudo parecia normal, e segundo o Jornal de Angola, o ex-ministro, declarou que assinou o documento que permitia a transferência do mesmo dinheiro, porque todos os processos apresentados aparentemente pareciam estar certos.

Interrogado pelo juiz se em algum momento beneficiou, à título pessoal, de algum valor proveniente das transferências consideradas ilegais, José Van-dúnem respondeu que não, afirmação confirmada pelos três principais arguidos do processo.

José Van-dúnem sublinhou que quando o caso despoletou, ficou muito surpreso, porque Sónia Neves, até então directora administrativa e financeira da unidade técnica de gestão do fundo global, era boa funcionária com bom curriculum e era de muita confiança. Foi por este motivo, prosseguiu José Van-dúnem, que no primeiro momento o Ministério da Saúde constituiu uma comissão de inquérito, onde Sónia Neves fazia parte e chegou mesmo a apresentar um relatório.

O ex-governante sustentou que a Unidade Técnica de Gestão utilizava um software denominado primavera, que não permitia que se apagassem os rastos de qualquer operação feita, mas com as avarias apresentadas neste software passaram-se a fazer as operações no Excel, que não permite ver aquilo que é eliminado.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies