O país cabe aqui.

Estudantes levadas pelo Boko Haram são resgatadas pelas autoridades Nigerianas

Várias das estudantes desaparecidas esta semana na região nordeste da Nigéria após um ataque do grupo extremista Boko Haram  foram resgatadas, nesta quinta-feira anunciaram às autoridades locais.

“Algumas das 111 jovens desaparecidas em um colégio para meninas da cidade de Dapchi foram encontradas pelas forças nigerianas e levadas para um local seguro”, afirmou Abdullahi Bego, porta-voz do governador do estado de Yobe.

De acordo com o porta-voz não revelou um número exacto de estudantes libertadas ou as circunstâncias em que elas conseguiram a liberdade, indicando apenas que “estavam actualmente sob a guarda do exército nigeriano”.

Segundo os moradores ouvidos pela AFP, milicianos do grupo extremista nigeriano, fortemente armados, atacaram na segunda-feira a cidade de Dapchi. Eles atiraram para o alto e detonaram granadas.

Muitas estudantes e professoras fugiram pelo medo de sequestro, como o que aconteceu com as alunas de Chibok, no estado vizinho Borno, há quatro anos.

O anúncio do governo do estado de Yobe foi a primeira confirmação oficial do sequestro, Uma delegação do governo federal liderada pelo ministro da Defesa é esperada nesta quinta-feira em Dadchi.

Inuwa Mohammed, cuja filha Falmata, de 16 anos, está desaparecida, declarou ter “esperança e apreensão” após o resgate de algumas das jovens.

“Não sabemos quantas de nossas filhas foram encontradas e nenhum pai tem certeza que sua filha está entre elas”, afirmou à AFP.

“Esperamos simplesmente que as meninas sejam trazidas para serem identificadas fisicamente pelos parentes. As hipóteses mais loucas estão circulando sobre o número”, acrescentou.

Uma das meninas que conseguiu escapar dos extremistas, Aisha Yusuf Abdullahi, contou que várias de suas colegas escalaram o muro da escola, antes de entrarem em veículos estacionados no lado externo. Esses carros poderiam pertencer aos criminosos.

“As estudantes  foram abandonadas com o veículo. Ele parou de funcionar e os terroristas entraram em pânico com medo de serem perseguidos pelos soldados”, acrescentou esta fonte.

“Nosso medo é que outras meninas tenham sido levadas, porque não havia um único carro  Apenas aquelas que estavam no veículo que quebrou tiveram sorte”, acrescentou.

O presidente Muhammadu Buhari ordenou na quarta-feira à noite ao exército “de atuar imediatamente” e “informar da evolução da situação”.

O grupo Boko Haram realiza desde 2009 uma insurreição violenta no nordeste da Nigéria, que deixou mais de 20.000 mortos e 2,6 milhões de deslocados.

De lembrar que  os milicianos sequestraram milhares de pessoas Nigerianas, incluindo mulheres e crianças, e que o sequestro de 276 estudantes em 2014 provocou uma onda indignação a nível mundial.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies