O país cabe aqui.

Estudantes das universidades públicas vão usar autocarros a custo zero

O Governo angolano procedeu, nesta quinta-feira, a entrega de 20 autocarros às universidades públicas.

Os meios foram entregues em cumprimento de uma promessa feita pelo Presidente da República, João Lourenço, aquando da visita ao Campus da Universidade Agostinho Neto (UAN), em Novembro de 2018.

A Universidade Agostinho Neto (UAN) recebeu oito viaturas, e 14 foram foram distribuídas às demais instituições de ensino superior, todas com capacidade para 62 pessoas, cada uma.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Maria do Rosário Sambo, disse que os meios servem para mitigar os constrangimentos de locomoção de estudantes, professores e o pessoal técnico administrativo.

Por seu turno, o vice-reitor da UAN para administração e gestão, Pepe de Gove, informou que esses autocarros farão as rotas Marginal de Luanda (Faculdade de Ciências), Cacuaco, Aeroporto (Faculdade de Engenharia) e a zona do Calemba 2.

Em declarações ao Nova Gazeta, Pepe de Gove, vice-reitor da Universidade Agostinho Neto para a Administração e Gestão, garantiu que o transporte é gratuito e os estudantes devem apenas apresentar o cartão da instituição.

“Os estudantes vão usufruir dos meios de forma gratuita. Não vão pagar nada. O Estado ofereceu e colocou à disposição da comunidade estudantil”, reiterou o dirigente, em entrevista ao Nova Gazeta.

Pela exiguidade de meios, adiantou, a UAN consertou com a TCUL a abertura de uma linha do Calemba 2/Campus da UAN/Camama.

As faculdades de Engenharia e de Ciências, por se encontrarem fora do Campus Universitário, têm cada uma um autocarro. Dentro do Campus ficarão quatro, para transportar os estudantes e trabalhadores nos cerca de dois quilómetros das entradas para as instalações.

A UAN conta com dois mil 200 estudantes, 300 professores e 220 trabalhadores.

Para o reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Orlando da Mata, os meios vão garantir maior mobilidade aos estudantes e docentes.

Para a Huíla, disse, os meios vão juntar-se aos já existentes e encurtar as distâncias dos estudantes que vivem nos municípios e as unidades orgânicas da universidade sedeadas na cidade do Lubango.

O país está dividido em oito regiões académicas e cada uma com a sua universidade.

Trata-se das universidades Agostinho Neto, Katyavala Buila, Lueji A’Nkonde, José Eduardo dos Santos, Mandume Ya Ndemufayo, Kimpa Vita, 11 de Novembro e Cuíto Cuanavale.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies