Estados Unidos retira convite de exercício militar a China

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (23), a retirada do convite à China para participar de exercícios militares no Pacífico, em protesto pela “militarização” adoptada por Pequim no Mar da China Meridional.

“Temos evidências claras de que a China instalou mísseis terra-mar e terra-ar nas ilhas em disputa Spratly”, assinalou o porta-voz do Pentágono, tenente-coronel Chris Logan.

“Retiramos nosso convite à Marinha da República Popular da China para os exercícios” bienais, declarou o oficial em referência aos RIMPAC, as manobras marítimas mais importantes do mundo, com a participação de cerca de 30 países.

“A China afirma que as construções nestas ilhas são para garantir a segurança no mar, a assistência à navegação e à busca e salvamento, assim como a proteção dos pescadores, mas a instalação de armas só pode ter objetivos militares”.

“A contínua militarização de zonas em disputa no Mar da China Meridional apenas serve para aumentar a tensão e desestabilizar a região”, um comportamento “incongruente” com os objetivos e princípios das manobras.

A China já participou em duas ocasiões destes exercícios, em 2014 e 2016.

Este ano, as manobras serão realizadas de 27 de junho a 2 de agosto.

O anúncio ocorreu enquanto o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, era recebido em Washington para conversar com o secretário americano de Estado, Mike Pompeo.

Wang avaliou que a decisão “não é construtiva”, algo adotado sem reflexão “e que não ajuda ao entendimento mútuo entre China e Estados Unidos”.

Pompeo declarou que cabe ao Pentágono comentar a decisão.

Pequim reclama por razões históricas várias ilhas e recifes no Mar da China Meridional, em particular o arquipélago Spratly, sobrepondo-se a reivindicações de Vietnã, Filipinas, Malásia e Brunei.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies