Estado angolano pretende entrada na organização da Francofonia

Manuel Augusto, ministro das Relações Exteriores, confirmou  nesta terça-feira (29), em Castelnaudary, Toulouse, o interesse de Angola integrar a Organização Internacional da Francofonia, com o estatuto de membro observador.

Na base desse interesse está o facto de o país estar numa zona geográfica limitada por países que pertencem a dois grupos linguísticos diferentes.

Angola situa-se na costa do Atlântico Sul de África, entre a Namíbia (língua oficial Inglês), o Congo (Francês), a República Democrática do Congo (Francês) e a Zâmbia (Inglês).

“Somos lusófonos, temos vizinhos anglófonos e francófonos. Temos tudo a ganhar se tivermos perto de todo o tipo de organização, que esses países vizinhos” integram, declarou.

No balanço da visita do Presidente da República, João Lourenço, a França, o ministro Manuel Augusto destacou a importância da Francofonia e da Commonwealth (comunidade de países de língua inglesa) no mundo, como factor congregador de vários continentes.

De recordar que a visita a França do Chefe de Estado angolano termina hoje.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies